A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Descomplicando o Direito: advogadas do Rio Grande do Sul passam a integrar equipe de colunistas do Jornal Noroeste


Por: Alex Fernandes França
Data: 18/02/2021
  • Compartilhar:

Gaúchas de Porto Alegre, Alice Kessler e Júlia Alves assinarão a coluna  “Descomplicando o Direito”, cujo propósito é servir  como canal de comunicação com os leitores do jornal, a fim de que possam fazer perguntas relacionadas ao mundo jurídico, fruto de questões que surjam do dia-a-dia.

(Divulgação) Alice Kessler e Júlia Alves

Alice Kessler e Júlia Alves são advogadas em Porto Alegre - RS e se formaram juntas em Direito pela PUCRS em agosto de 2019. Ambas eram boas alunas, muito dedicadas aos seus estágios e participavam de alguns grupos de estudo na faculdade. Atualmente, estão em fase de descoberta dentro da profissão, mas tem preferência para estudar e discutir assuntos que envolvam o Direito Civil (Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito Imobiliário, Contratos, etc.).  

Júlia, logo depois de formada, criou um Instagram profissional chamado @jujuexplica, com o intuito trazer conceitos jurídicos de forma descomplicada, compartilhar suas experiências como estudante e trocar conhecimentos com outros estudantes e profissionais interessados em Direito. Durante a pandemia, comentou nas suas redes sociais que tinha vontade de organizar um grupo de estudos. Alice, que havia sido sua colega da faculdade e a seguia nas redes, prontamente se mostrou interessada em colaborar com a criação do projeto, que mais tarde viria a ser, não só um grupo de estudos, mas um local de encontro, de acolhida, e de trocas significativas entre o lado profissional e acadêmico.

Numa fase de isolamento social, o que mais se sentia falta era encontrar pessoas, sentar em roda de amigos ou colegas, onde a conversa pudesse fluir solta. E foi com esse propósito que, em setembro de 2020, idealizaram e deram início aos encontros do projeto “Conversa Aberta: Descomplicando”.

“No primeiro módulo, trouxemos à tona temas em alta no meio jurídico por decorrência da pandemia (cancelamento na internet, fake news, consequências do período de isolamento social nas famílias e na sociedade, da obrigatoriedade da vacina contra o covid, etc.). Os encontros aconteceram na plataforma virtual Google Meet, semanalmente, aos sábados às 11 horas”, explicou Júlia.

 

“Para participar do grupo, não havia requisitos de formação e nem textos pré-selecionados para se discutir. Dávamos início ao encontro, fazendo uma abertura com explicações sobre as linhas gerais dos temas selecionados, apresentando os dois lados da discussão, trazendo dados sobre a questão, a fim de fomentar o debate e, então, deixávamos a conversa fluir”, complementou Alice Kessler.

Ainda, de acordo com as profissionais, os encontros foram proveitosos, contando com a participação de profissionais especializados nas áreas debatidas, unindo uma média de 15 pessoas, entre estudantes e profissionais do Direito e de outras variadas áreas (como psicologia, relações internacionais e engenharia), num diálogo sempre descomplicado sobre uma série de temas relevantes, viabilizando que os integrantes se mantivessem atualizados e construíssem, em conjunto, conhecimento sobre os temas debatidos.

Neste ano, as advogadas darão continuidade ao projeto “Conversa Aberta: Descomplicando” nas redes sociais, a partir de um perfil próprio, ainda em construção (@descomplicandoaconversa), e terão uma coluna no Jornal Noroeste chamada “Descomplicando o Direito”.

“O propósito da coluna é que sirva como um canal de comunicação com os leitores do jornal, a fim de que possam fazer perguntas relacionadas ao mundo jurídico, fruto de questões que surjam do dia-a-dia. E, claro, vamos seguir com o objetivo de compartilhar informação de maneira descomplicada, como se estivéssemos, verdadeiramente, numa tão saudosa conversa pessoal”, pontuaram as advogadas.

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.