COM QUAL PERIODICIDADE TROCAR E LAVAR A ROUPA DE CAMA?
Com que frequência você troca a sua roupa de cama? Essa pergunta pode parecer polêmica se debatida em um grupo de pessoas. Porém, especialistas afirmam que lençóis e fronhas devem ser trocados toda semana, os tecidos acumulam restos de pele, ácaros e até as fezes dos mesmos. Já os edredons podem ser substituídos a cada três meses, neste caso se for um cobertor com pelos, podem ser utilizados durante todo o inverno.
A lavagem dos itens pode ser realizada diretamente na máquina de lavar, mas preste atenção na secagem. Após retirado da máquina deixe o item secar no sol, eles devem estar bem secos e sempre devem ser armazenados em sacos de TNT; os sacos de plásticos retém umidade e propiciam o surgimentos de fungos e ácaros, não adiantando de nada a lavagem. Outra dica é: sempre que possível, levar cobertores e edredons para a lavagem em lavanderias, pois os equipamentos para secagem são mais eficazes.
A durabilidade das roupas de cama em geral, incluindo edredons e cobertores variam bastante, dependem da qualidade do material e tipo de tecido, mas devemos nos atentar que a partir do momento em que surgirem alterações no produto, como alterações de cor, eles devem ser descartados.
Travesseiros não devem ser lavados nunca, pois mesmo quando lavados e expostos a secagem, ele nunca seca por completo, favorecendo o surgimento de ácaros. Eles devem ser utilizados dentro de capas próprias, e estas capas podem ser lavadas mensalmente. E a cada 2 anos o travesseiro deve ser trocado, nesse período, 1/3 do seu peso já corresponde a ácaros vivos e mortos.
Se atente a essas dicas que influenciam na qualidade da sua saúde e do seu sono! Dicas simples mas que fazem a diferença em nossa rotina e que muitas vezes passam despercebidas.