A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Cia de Dança Nara Carolina apresenta “Shrek” neste fim de semana


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 14/12/2018
  • Compartilhar:

Boa opção de programa cultural para este final de semana (15 e 16 de dezembro) é o Espetáculo da CIA DE DANÇA NARA CAROLINA, que acontecerá, a partir das 20 horas, no Auditório Espaço BS.

Quem é o ogro Shrek? 

A título de ilustração, vale a pena conhecer um pouco sobre Ogros, criaturas fantásticas características do folclore europeu. São criaturas mitológicas, meio homem, meio mostro, descritas com proporções avantajadas em relação a um ser humano normal.

O tema do espetáculo deste ano,foi inspirado nos filmes sobre o ogro Shrek.

No primeiro filme,(com direção de Vicky Jenson e Andrew Adamson), somos apresentados ao ogro SHREK que, por ser um ogro assustador, ninguém o quer por perto e as pessoas até mesmo procuram matá-lo com tochas e forcados. Shrek, já no começo do filme, brinca com toda essa situação. Debocha dos aldeões que queriam linchá-lo e sai “numa boa”.

Lição que pode ser tirada disso: “Não importa o que as pessoas, por puro preconceito, esperam de ti; o que importa é o modo como você decide lidar com o mundo”

Esta atitude, pode servir para tudo na vida, Por exemplo, se você for negro, gay, homem, mulher, ou um outro tipo de pessoa discriminada, o mundo pode estar contra ti desde o teu nascimento, mas o que realmente importa é o modo como você vai agir com o mundo, importa se você vai tentar mudar isto, reagir, ou, então, se render ao mundo. 

Shrek estava quase caindo neste abismo se não fosse o apoio de um amigo. Conheceu um burro que fala, fala, fala e fala... Mas que era tão burro que nunca o julgou do mesmo modo que o mundo o julgava. Mas até mesmo se juntou a ele em uma aventura... 

Na aventura, Shrek precisa fazer uma missão para um baixinho chamado de Lorde Farquaad e resgatar uma princesa numa torre distante para que o Lorde retire todos os seres encantados de seu pântano...

Basicamente: O Ogro queria se isolar totalmente do mundo que o tratou de forma tão cruel.

Vamos falar de Lorde Farquaad, pois ele é exatamente o que aconteceria com Shrek se ele fosse adiante ao se isolar do mundo. Lorde Farquaad claramente sofreu com o mesmo mundo cruel e sua atitude foi justamente a de se deixar levar. Lorde Farquaad se voltou contra o mundo e decidiu tratar as pessoas como se fossem lixo. O que, por certo, aconteceria igualmente com um Ogro sozinho no pântano...

A história de Shrek mostra o caminho de APRENDER A LIDAR COM O MUNDO E COM AS PESSOAS.

E assim, Shrek foi até a torre mais alta do castelo mais alto, enfrentou um dragão e salvou uma princesa. Mas não queria nada com ela pois julgava que ela fosse só mais uma esnobe e superficial princesa comum de contos de fadas. E aí que está outra maravilha da história; A princesa Fiona também está em sua própria cruzada para entender e aceitar as pessoas. Com o bônus de se transformar numa Ogra ao anoitecer...

Ou seja, estamos diante da interessante mensagem: esqueça a idealização da pessoa perfeita, pois, a pessoa perfeita é alguém com tantos defeitos quanto você... Esqueça de procurar a tampa pra sua panela e comece a procurar o parafuso que te falta.

Durante o desenvolver da história, Shrek e Fiona acabam se apaixonando justamente por serem parecidos mais por dentro do que por fora.

E no final da história, percebemos que: 

Temos um Shrek que aprendeu a lidar com o mundo com coragem e bom humor. E que isso fez a diferença ao lidar com um mundo que não o aceitava.

Temos uma princesa que aprendeu que a felicidade não está na aparência, mas em quem te ama de verdade.

Aprendemos que um amigo pode ser completamente Burro, mas que seu valor está no fato dele te dar força, apoio, ser fiel e nunca te abandonar.

A poderosa lição de Shrek

Qual é a cara do bem? 

Essa pode ser a primeira pergunta na história de Shrek. O fato é que nós fomos ensinados, desde o início da nossa infância, a relacionar as ideias de bom e belo, como se uma coisa dependesse da outra.  

Shrek subverte, de maneira magnífica, essa ditadura da beleza.

Essa lógica da associação entre beleza física e bondade ganha corpo no imaginário popular, alicerçada na própria cultura religiosa e nas artes sacras. Esse tipo de associação é catastrófico, é base mundana para a formação dos preconceitos, é base para a desvalorização humana por razões meramente acidentais.  Não se trata de ser contra a beleza, mas de atentar para o fato de como a beleza vem produzindo injustiças nas mais diversas camadas das estruturas sociais.

Por essa razão, chama a atenção a inversão feita por Shrek. A beleza de Fiona não representa sua bondade, pelo contrário, representa a arrogância típica de quem se considera inserido nos padrões aceitos. 

O amor e o bem se manifestam em uma transformação inversa à lógica comum. Shrek não se transforma em um belo príncipe – como era de se esperar – Fiona, a bela princesa, se transforma em uma ogro, nesse momento o amor e o bem se revelam.

Em Shrek a feiura é bela, é humana, é individual e independente. 

Mas, quando a lição de Shrek será aprendida? Quando deixarão de escolher os seus relacionamentos apenas por causa da beleza estética? Quando as pessoas deixarão de imaginar que alguém é ladrão apenas por que está mal vestido? Quando as pessoas deixarão de se iludir com o belo e com o feio?

Em resumo: 

Shrek é um ogro que tem seu pântano invadido por criaturas de contos de fadas, ele então junto com um Burro falante, decide ir atrás do Rei para que ele possa tirar as criaturas de sua terra, o Rei então ordena que ele capture uma princesa para ele e, em troca, ele devolve o seu pântano, a Princesa é a Fiona, que não simpatiza com Shrek, mas que com o passar do tempo vai se apaixonando por ele. 

Por meio desta historia, é passada, com mais firmeza, a importante mensagem: ninguém é perfeito, todos nós temos defeitos, e temos de nos aceitar como nós somos. 

Fica o convite para assistir o Espetáculo: “SHREK”, a história adaptada e contada sob a ótica da professora Nara Carolina. 

Nela, é feito o destaque para o valor da amizade e a importância de lidar com as dificuldades da vida com coragem e com bom humor. A felicidade não está na aparência, mas em estar junto de quem te ama de verdade! 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.