A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


EM FOCO


Por: Alex Fernandes França
Data: 30/11/2018
  • Compartilhar:

 

Eleições na Câmara Municipal

         Este ano acontecerão as eleições para a escolha da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Nova Esperança. O atual presidente, Dirceu Trevisan além de Maurício Gaona, Eurides Fernandes e Brayam Pasquini são nomes ventilados para a disputa da presidência. As candidaturas deverão estar protocoladas na Secretaria do legislativo municipal até o dia 07 de dezembro, ou seja, muita coisa pode mudar até lá. As eleições ocorrerão, dez dias depois, na sessão ordinária do dia 17 de dezembro (segunda-feira). O detalhe é que o novo presidente estará no cargo quando das novas eleições municipais de 2020, ou seja, uma função de grande destaque o que automaticamente gera uma promoção em busca da reeleição para vereador. Existem muitos interesses envolvidos, inclusive políticos. Vamos aguardar o desfecho!

Obra de arte no muro do estádio

    Recentemente este Jornal noticiou a deterioração de uma obra feita no muro do estádio municipal de Nova Esperança, executada em 2013 pelo artista plástico Marcos Andruchak, que é de Natal – Rio Grande do Norte.

    Na ocasião, nossa abordagem, com base nas informações localmente obtidas, noticiou que a obra estaria sofrendo com a ação do tempo e por isso, se desprendendo do muro. O artista e sua assessoria tiveram conhecimento da notícia e ficaram entristecidos com o ocorrido, destacando que não fora a ação do tempo a responsável pelo desmonte da belíssima obra.

    A partir de então Andruchak, por intermédio de sua assessoria entrou em contato com este jornal informando: “o mural foi esculpido em cimento, com a técnica de relevos e a poética (estilo) geometricista, sendo posteriormente colorido em afresco. Notadamente, a falta de cuidado ao preparar a parede para receber a obra resultou em danos sérios ao mural, onde parte do reboco está caindo e assim a arte aos poucos está se esvanecendo. No intuito de recuperar a obra, e trazê-la para sua originalidade, o próprio artista Andruchak se propõe a fazer a revitalização e trazer novamente para o espaço os traços da obra anteriormente criada. Principalmente em respeito ao Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município, onde a obra se encontra sob Número de Registro 0001/2016 - 3 de acordo com Regulamento, Decreto Nº 4.524 publicado em 08 de julho de 2016”, diz trecho da nota.

 Recuperação da obra

    O artista considera recuperar a obra em sua totalidade, ou seja, refazê-la por completo. “Refazendo apenas as partes que já foram consumidas pelas avarias, seria correr o risco de outras partes virem a se desprender da parede novamente”, diz o comunicado a esta coluna.

    Existem custos para se  refazer a obra de arte,  que incluem  pró-labore do artista, materiais, transportes e outras despesas que eventualmente se fizerem necessárias. O mural é importante e embeleza Centro de Eventos, que está recebendo dois belíssimos galpões para abrigar atividades culturais e a Feira do Produtor. Cabe ao município avaliar suas condições financeiras e decidir se vale ou não a pena investir.

Sugestão

    Minha sugestão é que em outras partes do lado externo do muro do estádio possam receber obras de artistas locais e regionais tais como pinturas ou grafites. Isso alegra o aspecto de quem frequenta o local! As temáticas poderiam ser diversas, incluindo a história da cidade ou da colonização da região Noroeste, na qual estamos inseridos.

Denunciados – morte de jogador

A 1ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, apresentou na terça-feira, 27, denúncia em face de sete pessoas envolvidas na morte do jogador de futebol Daniel Corrêa Freitas. O crime ocorreu no dia 27 de outubro, em São José dos Pinhais, após o jogador participar de uma festa de aniversário em Curitiba, que teria continuado na casa de três dos acusados (um empresário, sua esposa e sua filha).

Os envolvidos (com diferentes participações) foram denunciados por sete crimes: homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima), ocultação de cadáver, fraude processual, coação no curso do processo, denunciação caluniosa, falso testemunho e corrupção de menor. O empresário, réu confesso do crime, e mais três pessoas que estavam no carro usado para levar o jogador até o local da execução foram denunciados por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, corrupção de menor e fraude processual. Além disso, o empresário e duas dessas pessoas foram acusados por coação no curso do processo. A esposa do empresário foi denunciada por homicídio qualificado por motivo torpe, fraude processual, corrupção de menor e coação no curso do processo, mesmos crimes pelos quais foi denunciada a filha do casal, com exceção do homicídio. Foi denunciada ainda, por falso testemunho, fraude processual, denunciação caluniosa e corrupção de menor, uma jovem que teria se envolvido com o jogador durante a festa de aniversário.

Para a Promotoria de Justiça, o trabalho da Polícia Judiciária foi bastante eficiente e eficaz, bem como o da Perícia Técnica, que trouxe laudos conclusivos e detalhados, o que possibilitou a apresentação da denúncia 30 dias após o crime. As informações são do MPPR.

“O lobo talvez mude a pele, mas nunca a alma” - Erasmo de Roterdã (1466-1536)

 

 

 

Alex Fernandes França


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.