A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


‘’O PARAÍSO SÃO OS OUTROS’’: OLHANDO ADIANTE DO EU


Por: Juliani Bruna Leite Silva
Data: 10/12/2020
  • Compartilhar:

‘’O paraíso são os outros’’: um livro que é pequeno em quantidade de páginas, no entanto, gigante em conteúdo!!! A obra é narrada por uma garotinha, tem como autor o português Valter Hugo Mãe e é repleta de ilustrações lindas, delicadas e significativas, feitas pelo próprio escritor.

Como o título já denuncia, o tema do livro é o outro, aquele que não diz respeito ao eu. Valter faz questão de ressaltar, durante o escrito, o quão valoroso o outro se apresenta a nós, as mesmas pessoas que, por vezes, não percebem ou não levam em consideração aqueles que estão adiante delas mesmas.

Passando por falas sobre amor, autocorreção, casais, diferenças, compreender o outro, família, felicidade, relacionamentos, respeito e solidão, o autor vai discorrendo de forma leve e presenteando o leitor com ponderações relevantes, todas vistas sob a ótica de uma pequena menina.

Mas uma das partes que mais me tocou foi a concernente aos conceitos de beleza e ao comprometimento dado em entender melhor o outro. A referida passagem tem como foco o pensamento de uma criança em relação aos animais, mas aplica-se perfeitamente aos seres humanos e pode ser estendida não somente a beleza e as suas variáveis, mas também a diversos outros temas. Da dita parte, registra-se o seguinte trecho:

‘’Os bichos só são feios se não entendermos os seus padrões de beleza. [...] Ser feio é complexo e pode ser apenas um problema de quem observa [...] É importante pensarmos no valor que cada coisa ou lugar tem para cada bicho. Só assim vamos saber por que razão cada um é como é. Depois de entendermos melhor, a beleza comparece’’.

Em suma, a mensagem do livro gravita em torno da importância que os demais seres humanos que nós cercam têm. A obra serve como um convite para que possamos olhar para além de nós mesmos. Afinal de contas, a solidão nada constrói e felicidade alguma proporciona. É o outro, seja ele quem for, que promove dinamicidade e graça para a vida.

‘’O amor é um sentimento que não obedece nem se garante. Precisa de sorte e, depois, de empenho. Precisa de respeito. Respeito é saber deixar que todos tenham vez. Ninguém pode ser esquecido’’; ‘’[...] grandes são os que se corrigem’’; ‘’[...] o paraíso são os outros. A nossa felicidade depende de alguém [...]’’.

Talvez o que estamos precisando é olhar o mundo sob o ponto de vista das crianças, certamente as circunstâncias seriam bem mais simplificadas. Que tal começar esse exercício, pela leitura de ‘’O paraíso são os outros’’?!

Juliani Bruna Leite Silva

Juliani Bruna Leite Silva

Artigos relacionados a coluna Direito e Literatura


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.