A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Como contornar o paladar infantil e ter sucesso no emagrecimento?


Por: Stephanie Caroline dos Santos Trassi
Data: 30/09/2021
  • Compartilhar:

É conhecido por ter paladar infantil aquele adulto que não aceita comer frutas, legumes e verduras, mas sim, alto consumo de doces, frituras e alimentos sem valor nutricional. Normalmente essas pessoas optam por consumir salgadinhos, chips, sorvetes, doces, bolachas, etc, enquanto não possuem o hábito de consumir nenhum tipo de fruta, por exemplo.

O paladar infantil pode surgir na sua infância devidos aos hábitos alimentares ensinados pelos pais ou também traumas, como engasgos por exemplo. Com isso, essas pessoas criam aversões de cores, sabores e texturas dos alimentos como os legumes, frutas e verduras. Mas não estamos aqui para culpar ninguém pelos seus hábitos, mas sim orientar que podemos fazer escolhas diferentes e ter grandes resultados. E se você tiver empenho, disciplina e se esforçar, você vai conseguir.

Essa rejeição alimentar pode levar a diversas carências nutricionais e causas diversos sintomas como: cansaço, fraqueza muscular, visão turva, compulsão alimentar, hipotireoidismo e até mesmo deixar o seu metabolismo lento.

Abaixo seguem algumas dicas para que você possa mudar o seu paladar infantil ou até mesmo ajudar um amigo (a):

1. Procure consumir frutas adocicadas, mais maduras – comece com pequenas porções.

2. Não gosta de cenoura ou beterraba? Bata com o suco de laranja.

3. Acrescente molhos caseiros e saudáveis na sua salada, isso faz disfarçar o sabor das folhosas, um exemplo pode ser: azeite + limão + mostarda + sal + pimenta.

4. Não gosta de cenoura? Rale bem fininho e refogue junto com o arroz ou até mesmo faça uma carne de panela com ela cortada em pedaços menores.

5. Não gosta de beterraba? Coloque uma para cozinhar junto com o feijão.

6. Crie metas. Um exemplo é tentar experimentar uma nova fruta a cada semana

7. Diferencie formatos e apresentações. Talvez você não goste de abóbora cozida, mas assada sim. Ou não goste do sabor da cenoura cozida, mas aceite-a crua em um sanduíche. Faça testes.

8. Comece devagar. Não precisa tentar uma refeição inteiramente nova, experimente um legume por vez.

9. Se necessário, procure ajuda de um nutricionista para te orientar diante da sua rotina alimentar.

Stephanie Caroline dos Santos Trassi

Stephanie Caroline dos Santos Trassi - Nutricionista e Coach de emagrecimento, inscrita no CRN 8 - 9610, graduada pela Uningá em 2014. Desde então, atuando na área de emagrecimento. Fundadora da clínica Stephanie Caroline em Nova Esperança. Assina a colun


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.