Secretária de Educação de Atalaia Ariani Vilhena participa de gravação do Norocast; Programa vai ao ar na próxima semana e entrevista o escritor Dr. Felipe Figueira
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Atalaia, Ariani Vilhena, foi convidada pelo Jornal Noroeste e participou ontem, quarta-feira (30) da gravação de mais um episódio do Norocast – o podcast do Jornal Noroeste. O programa, que vai ao ar na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, traz uma entrevista exclusiva com o Professor Dr. Felipe Luiz Gomes Figueira, renomado escritor e acadêmico, abordando temas que variam entre filosofia, educação e experiências literárias.
Ariani atuou como entrevistadora ao lado dos apresentadores Alex Fernandes França e José Antonio Costa, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da conversa.
No episódio, Dr. Felipe compartilha sua vasta experiência como autor de 30 livros, com destaque para obras como Nietzsche e o Eruditismo e Travessias e Versos de Varsóvia. Com uma trajetória acadêmica de mais de 14 anos, ele leciona no Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranavaí e escreve regularmente para o Jornal Noroeste, onde mantém a coluna "Travessias" desde fevereiro de 2020.
Ariani Vilhena, que atualmente coordena a Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP), destacou ao convidado, o impacto das práticas educacionais em Atalaia, que recentemente conquistou a terceira melhor nota do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com um expressivo índice de 8.2. Esse feito colocou o município no 1º lugar entre os 30 municípios da AMUSEP e em destaque no cenário estadual e nacional. Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação, demonstram o empenho de Atalaia na promoção de uma educação de qualidade e inovadora, posicionando-a como uma referência no Paraná.
O Prof. Dr. Felipe Figueira, conhecido por sua versatilidade literária e experiência internacional, relatou durante a entrevista aspectos inspiradores de sua carreira. Com 27 países visitados, três graduações, um doutorado em Educação e um pós-doutorado em História, ele compartilha vivências que enriquecem suas produções literárias e abordagens acadêmicas, como suas experiências no ensino e nos desafios do magistério. Entre os temas discutidos no Norocast, destacam-se suas motivações literárias, seu processo criativo e a importância da educação como base para uma sociedade mais justa e informada.
Para acompanhar a entrevista completa, basta acessar o canal do Jornal Noroeste no YouTube, disponível no link: youtube.com/@jornalnoroeste3178. Se inscreva e ative as notificações.