A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Negócios eletrônicos


Por: Samia Tozzo
Data: 18/10/2021
  • Compartilhar:

Estamos vivemos na sociedade da informação em rede, onde é preciso estar conectado a várias redes que foram a nova economia global. A geração atual já nasceu em um mundo onde a conectividade é uma forma de vida e não estar conectado é o mesmo que não estar vivo socialmente.

São exemplos de organizações virtuais e as novas relações de consumo que as mesmas apresentam:

- Amazon: desestabilizou as livrarias, a indústria editorial e mudou definitivamente o varejo online.

- Youtube: retirou o controle de produção de conteúdo das grandes empresas de mídia.

- Netflix: extinguiu as locadoras de vídeo físicas e contribui para o declínio das emissoras de TV.

- Spotify: mudaram o mercado global da música.

Dessa forma, acompanhando os avanços tecnológicos do mercado, surge a Inteligência Organizacional, (originalmente, Business Intelligence), que é definida como um conjunto de técnicas e ferramentas que permitem aos gestores fazerem escolhas e traçarem estratégias mais assertivas com base no histórico de dados da organização e de seu ambiente externo. Assim, novas informações são geradas, novas ferramentas são criadas, novas oportunidades surgem e, consequentemente, novas ameaças também, visto que se delimita um novo ambiente de mercado a ser explorado, mesmo que virtualmente.

O comércio eletrônico está alterando, inclusive, os processos logísticos nas empresas. Produtos que antes eram despachados em paletes e caixas com grandes quantidades, agora são enviados e unidades soltas, diretamente para o consumidor final. O gerenciamento da cadeia de suprimentos inclui os processos de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz o fluxo e a armazenagem de produtos e informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. Tudo para que o processo de compra eletrônica seja tão bom quanto, se não melhor, que a compra física, tanto pela disponibilidade de produtos, prazo de entregas mais rápidos e atendimento personalizado, mesmo que feito através de inteligência artificial.

Além de toda a experiência de compra, os pagamentos eletrônicos tem se tornado cada vez mais seguros e facilitados através de financeiras e apps como PayPal, Pagseguro (uol), Mercado Pago (Mercado Livre), Apple Pay, PIX, etc.

“O Marketing Digital frequentemente oferece uma alternativa barata, rápida, flexível e personalizada em relação aos meios tradicionais.” (OGDEN e CRESCIELLI, 2007)

Samia Tozzo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.