O engajamento entre colaboradores aumenta o nível de eficiência da equipe, pois pessoas engajadas umas com as outras pensam juntas, se ajudam e apoiam. Consequentemente, os resultados da empresa são muito melhores com uma equipe que realmente é parceira.
Muitas empresas hoje tem um quadro de funcionários que mais estão dispostos à apunhalar o gestor pelas costas do que ajudar a empresa a crescer. De que é a culpa? Cada caso é isolado, não podemos generalizar e nem moldar o caráter de alguém, porém cabe aos gestores ao menos tentar “apaixonar” seus colaboradores pelo trabalho e pela empresa. Dessa forma, com a visão alinhada, todas as capacidades e habilidades podem ser potencializadas e as consequências sempre serão satisfatórias.
O professor Roberto Dias Duarte divulgou em seu site 10 dias para aplicar no ambiente de trabalho para promover esse engajamento:
1. Foque no processo de admissão – definir um perfil profissional e explicar ao candidato que o engajamento é importante para o crescimento da empresa.
2. Estimule o crescimento individual e coletivo – ter uma perspectiva de crescimento motiva o comprometimento e a dedicação dos profissionais.
3. Atribua um conceito para a entidade – os profissionais precisam compreender o significado de trabalhar na empresa e se identificar com a missão, visão e valores.
4. Proporcione um ambiente de trabalho estimulante – quando a rotina está maçante, a produtividade começa cair. Por isso, os líderes de cada departamento devem incentivar o potencial criativo dos colaboradores, sabendo recompensar todos os esforços.
5. Exerça uma liderança eficiente – Saber liderar é diferente de dar ordens e fazer cobranças. O líder cresce junto com suas equipes quando identifica e lapida novos talentos e valoriza o talento de cada um.
6. Potencialize os valores pessoais – nesse ponto podemos considerar promover treinamentos ou outros eventos capazes de contribuir com valores pessoas dos colaboradores como responsabilidade, empatia, resiliência, participação e comprometimento.
7. Estimule o engajamento da cultura organizacional – o ambiente de trabalho influencia diretamente no envolvimento e desempenho da equipe. Quando se sentem confortáveis no ambiente, valorizados pela empresa e inspirados pelos valores da organização, têm um melhor rendimento em seu trabalho.
8. Reconheça os esforços individuais e coletivos – a identificação dos esforços e a recompensa de profissionais dedicados estimula, mantém e engaja os profissionais.
9. Forneça feedbacks construtivos – o colaborador precisa saber onde está acertando (para continuar) e o que precisa ser melhorado ou reformulado (para que possa se dedicar para acertar), isso deve ser feito de maneira humana e construtiva, pois ajuda no crescimento pessoal e profissional do colaborador.
10. Utilize tecnologias – tecnologias como softwares de gestão empresarial podem fornecer ferramentas mais produtivas para a rotina de trabalho. Instituições que oferecem recursos facilitadores utilizam uma ótima estratégia de engajamento dos colaboradores.