A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Chegamos ao Marketing 5.0


Por: Samia Tozzo
Data: 25/10/2021
  • Compartilhar:

A pandemia do Covid-19 foi um fator que impulsionou o desenvolvimento e evolução dessa nova realidade do Marketing. Sua proposta é a união da inteligência humana e artificial para o enriquecimento da experiência do usuário, de modo que os pontos negativos sejam minimizados e grandes mudanças no mercado e na sociedade sejam impulsionados.

O marketing tem sofrido transformações e evoluções ao longo dos anos, para que se adeque às necessidades da realidade atual. O Marketing 1.0, conhecido como Marketing Tradicional era voltado à massificação. Não havia uma preocupação com a construção de marca, segmentação de mercado ou personalização pois havia pouca concorrência, uma menor variedade de produtos e os consumidores não tinham tamanha exigência. Mais tarde, de acordo com o aumento na exigência e necessidades dos clientes, as empresas começam perceber que é necessário sanar dores, segmentar o mercado e diminuir as estratégias de comunicação em massa. No Marketing 3.0 com a transformação digital protagonizada pela internet, o Marketing para a ser mais centrado ao humano. O público passa a ditar as regras, de modo que as marcas não segmentam apenas públicos-alvo, mas tratam o consumidor como um ser único, surgindo a personalização individual. O Marketing 4.0 surge como a proposta do tradicional ao digital, adaptando o Marketing 3.0 às realidades de um mundo tecnológico e conectado. Hoje, há uma necessidade da combinação da tecnologia com o fator humano para atração, conquista e ganho de lealdade dos clientes em potencial – e clientes já fidelizados também, para que sejam mantidos. As pessoas, marcas e empresas precisam estar conectadas umas às outras, assim como a tecnologia avança, as estratégias de marketing avançam junto com ela.

Os impactos da pandemia do Covid-19 foram imensos em todo o mundo, porém, podemos dizer que mudanças positivas também aconteceram. Segundo o professor Annibal Affonso, “a pandemia em algum momento será controlada. Todavia, é importante que os empreendedores tenham em mente que as mudanças provocadas pelo vírus no ambiente e no mercado se manterão, configurando o que alguns chama de ‘um novo normal’.” Philip Kotler, o pai do marketing, defende que em razão da pandemia, o Marketing passa a andar ao lado da inovação (o que na verdade sempre ocorreu). Kotler nomeou esse conceito de Ready to Change (Pronto para Mudar), onde se faz necessário que as empresas pratiquem a criatividade e a experimentação, ou não sobreviverão nesse mercado em constante mutação.

 

Samia Tozzo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.