A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Volte a sua essência


Por: Jaiva Suelen
Data: 28/08/2020
  • Compartilhar:

O que angustia a sua alma? O que te deixa apreensivo, com medo, inseguro e preocupado com o dia de amanhã? 

Na maioria das vezes não temos a resposta, ou acreditamos que os causadores desses sentimentos são coisas que na verdade não são. Acreditamos que se algo que esperamos (ganhar mais dinheiro e termos uma segurança financeira, termos um amor, amigos, sermos mais sociáveis, termos o corpo dos sonhos, e por aí vai...) seremos mais felizes e tranquilos. 

A questão é que todas essas coisas podem nos trazer um pouco mais de tranquilidade, mas se nossas almas não estiverem curadas, nada disso irá aliviar a tensão e o vazio. Projetaremos esses sentimentos ruins para a falta de qualquer outra coisa, ou por culpa de alguém. 

A verdade é que a maioria das pessoas no mundo sofrem por coisas que nunca acontecerão de fato. Mas afinal, de onde vem isso? Onde foi que nos perdemos? Por que esse aperto no peito?

Muitos de todos esses sofrimentos tem a origem na infância, muitas das vezes de coisas que não lembramos. Somos ensinados a sufocarmos a nossa essência desde muito pequenos. Aprendemos que é feio sermos espontâneos, expressarmos o que sentimos. Muitas vezes aprendemos a nos moldarmos a uma sociedade e comportamentos que não correspondem com a espontaneidade da nossa alma e isso nos oprime e nos sufoca cada vez mais. 

Preste atenção agora mesmo na sua respiração. Veja o quanto ela é sufocada é presa no peito. Não é uma respiração profunda e relaxada, é apreensiva e tensa. Preste atenção no seu corpo, nos seus músculos. Quantos deles estão contraídos? Isso inclui seus dentes e mandíbula. Não estão relaxados? Com o que você esta preocupado e apreensivo neste exato momento?

Ok, ok! Isso é real! Isso nos mata todos os dias um pouquinho. Mas como mudar isso?

Primeiro comece a se lembrar de todas as frases, palavras e repreensões que você ouvia repetidamente desde a infância. Por exemplo: “Não faça isso! O que os outros vão pensar?” “Precisamos economizar para um dia ruim.”

Por que não acreditar na abundancia e ter fé de que os recursos necessários virão? 

“Tenha modos! Olha o filho do fulano como é educado e comportado!” Como se fossemos robôs e tivéssemos que nos comportar todos iguais. 

Se fosse para sermos iguais, nossa natureza teria sido criada igual. Mas não é o que acontece. Não existe nada de repetido no planeta. Nenhuma arvore, nenhum pássaro, nenhuma pessoa, exatamente nada. 

Por que temos que nos conformarmos, entrar na forma do que os outros querem para nós? Você nasceu com a sua própria essência, com uma natureza única peculiar. É o que existe de mais belo em nós e justo isso nos escondemos e sufocamos. 

Lembre-se onde isso tudo começou. Lembre o quanto você era espontâneo e verdadeiro quando criança. Lembre-se de todos os “nãos” que você levou.

Reflita e veja que isso que você sente hoje não é seu. Isso veio de fora, não veio de dentro. Você não nasceu com isso. Assim como você aceitou esses sentimentos, você também pode rejeitar, descartar. É claro que como foram anos de condicionamento, talvez leve algum tempo para você descondicionar isso. Isso foi criado todos os dias um pouquinho e, da mesma forma podemos nos despojarmos disso todos os dias um pouquinho também. 

Não exija tanto de você. Cada um tem o seu tempo. É um pouquinho de cada vez. 

Jaiva Suelen


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.