A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Seu filho é ansioso?


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 08/10/2019
  • Compartilhar:

Ansiedade é sentir-se preocupado, nervoso e com medo, é como um sistema de alarme que faz com nos preparemos para o que está por vir. As crianças vivenciam a ansiedade com frequência, pois estão constantemente entrando em contato com novos aprendizados.

Sentir-se ansioso na infância é considerado normal desde que essa ansiedade não venha atrapalhar o desenvolvimento saudável, como impedir que realize atividades simples, como dormir, brincar ou ir à escola. Quando atrapalha a rotina da criança podemos caracterizar como um transtorno de ansiedade que vem sendo cada vez mais comum entre crianças e adolescentes. Mas para identificar se a ansiedade é um problema devemos levar em conta alguns aspectos e a idade da criança.

Os transtornos de ansiedade podem ser caracterizados como:

- Transtorno de ansiedade de separação: quando a criança tem muita dificuldade de se separar dos pais, tendo assim dificuldades como dormir sozinha, ir à escola, recusa a ficar com outras pessoas se não os pais, apresenta dores físicas e queixas quando tem que passar um período distante.

-Transtorno de ansiedade social ou fobia social: apresenta um grande medo de interagir no meio social, está constantemente preocupada sobre o que vão pensar dela, se vai incomodar, se vão gostar ou não dela, coisas simples como se vestir pode se tornar um grande transtorno. Existem também nesse mesmo tópico as fobias específicas que é quando a criança tem medo de interagir em um local específico ou uma situação específica.

-Transtorno de ansiedade generalizada: apresenta diversas preocupações com frequência e em diversos aspectos da vida. Está o tempo todo imaginando possíveis perigos ou situações de risco, “será que vai dar certo? ”, “será que vão gostar de mim”, “e se aquilo acontecer? ”, “e se eu errar? ”. São crianças que precisam de afirmação e aprovação constantemente, são inseguras e perfeccionistas, estão sempre se preocupando com a opinião alheia.

Todos nós já sentimos ansiedade alguma vez, mas para identificar se seu filho tem ou não algum transtorno de ansiedade a primeira coisa é observar e perceber se a ansiedade sentida por ele vem limitando suas vivências e prejudicando seu desenvolvimento saudável, em caso de suspeita é importante procurar um profissional para ajudar a criança a enfrentar as situações que lhe geram ansiedade.

 

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.