A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 14/10/2022
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Se reeleito, Bolsonaro quer o STF em “temperatura baixa,” aumentando o número  de  ministros

A palavra autocracia tem o sentido de poder por si só.  Ou seja, é uma forma de governo na qual há um único detentor do poder político-estatal, isto é, o poder está concentrado em um único governante. É isto que o Bolsonaro quer se transformar caso seja reeleito.  Inclusive já existe um movimento entre os bolsonaristas eleitos no sentido mudanças nas leis para que possa haver inúmeras reeleições.  Simplificando Bolsonaro quer dar um golpe e se tornar ditador, dando um basta a democracia. Só não observa isso quem é cego.  Ou quem não quer enxergar. As eleições seriam de pura fachada como Nicolas Maduro na Venezuela, ou Putin na Rússia, ou ainda um Viktor Órban na Hungria. Aliás, Bolsonaro chama Órban de irmão.

O movimento  dos novos parlamentares em concordar com Bolsonaro, liderado pelo senador eleito Hamilton Mourão, de que  o STF tem que baixar a temperatura senão o presidente vai aumentar mais  cinco  ministros de seu grupo transformando o STF em seu aliado definitivo, também é uma mostra clara do que o presidente pretende fazer com as instituições jurídicas e com o Brasil. Agora, se o Supremo fizer o que  presidente  quer, ele pode tirar a arma que colocou na cabeça do STF. Além do aumento de ministros o governo quer reduzir a idade de aposentadoria e interferir sobre limites de decisões monocráticas. Bolsonaro esquece que que a independência entre os poderes é uma cláusula pétrea da Constituição Federa.  É uma chantagem desgraçada o que o presidente está pensando em fazer com o STF. Se o Congresso acompanhar o presidente nesta questão, com certeza estaremos diante de uma autocracia e um governo ditatorial.

Coisas do Cotidiano

·        Religião: um direito sagrado e fundamental.  No dia 12 de outubro, data em que se comemorou o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, Lula dirigiu uma mensagem ao povo brasileiro muito bonita e oportuna. Lula disse que: “a religião é um direito sagrado e fundamental e que deve ser respeitado por todas e todos nós.”  “Todas as religiões exercem um papel essencial na formação do ser humano.” “São instituições de fundamental importância na constituição de uma sociedade  e  precisam ser valorizadas, pois além de serem espaços sagrados para celebração e relação com Deus, ajudam a promover a paz, a justiça e a fraternidade.” “Desde a Constituição de 1824 temos  assegurado o direito a religiosidade no Brasil.” “Esse direito se tornou pleno com a Constituição em vigor, desde 1988.” “Nela, todos os brasileiros e estrangeiros aqui residentes, são livres para escolher a sua religião, praticar e professar a sua crença e fé, seja num ambiente doméstico ou num lugar público. Em nosso governo não será diferente.” “Todas as religiões e templos religiosos serão respeitados e tratados com dignidades, como já fizemos em governos anteriores.”-

·        Líderes religiosos católicos “cacetearam” Bolsonaro pelo uso da fé para fazer campanha política. “É um desrespeito ao cristianismo pedir votos dentro do santuário.” “Bolsonaro está desesperado.”

·        Postos de gasolina do Paraná aumentam preços de combustíveis. O motivo alegado é que eles não têm condições de bancarem os impostos que estão sendo cobrados por distribuidoras sem repassar ao consumidos. “Não podemos esperar o dia 30 como quer Bolsonaro.”

·        Pantanal, Travessia e Lula.  No programa de Luciano Huck, domingo 9, na Globo, o apresentador reuniu artistas das duas novelas para comentarem sobre o Pantanal, que chegou ao seu fim, e a Travessia, que é a nova novela das 21hs. Chamou a atenção o ator Alexandre Nero e a atriz Giovana Antonelli vestidos de vermelho, além do apresentador Luciano Huck. Na hora da foto geral, dois atores fizeram o “L” de Lula: Lucas Leto, do Pantanal e Drica Moraes, da Travessia. A esposa de Luciano Huck, a atriz Angélica, já declarou o seu voto a Lula.

·        “Picanha Mito,” vendida no dia das eleições por um frigorífico em Goiânia, a preço de R$ 22 o quilo,  com descontos para quem usasse uma camiseta amarela do Brasil (e não vermelha ), foi multado pelo Procon de Goiás, após denúncia de que a carne em promoção era vencida, imprópria para o consumo. Dezenas de quilos de carnes e outros produtos vencidos estavam sendo comercializados a população mais pobre.  Se a nossa Justiça fosse séria, coitado desse frigorífico.

·        Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP) diz que “é preciso vencer o dragão do ódio e da mentira, do desemprego, da fome e da incredulidade,” durante a homilia da principal missa celebrada no dia de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário de Aparecida. “Disse aos fieis da importância do voto como exercício de cidadania.”

·        Digital Influencer.  Pesquisa realizada recentemente entre jovens brasileiros, cerca de 75% dos entrevistados disseram que querem ser um Digital Influencer, superando praticamente todas as demais profissões.  O que é um Digital Influencer?  É um profissional que produz conteúdo na internet, sendo capaz de influenciar a sua base de seguidores a partir de seu comportamento. Ele pode estar presente em uma ou várias redes sociais. Esses influenciadores funcionam como uma espécie de vitrine, pois podem promover marcas, pessoas, despertam o desejo da audiência, fechar negócios, etc. Como se vê, um Digital Influencer divulga produtos, criam conteúdos, orientam como usar, interação com os seguidores, publicação em blogs, etc.

·        Dia 15 de outubro, Dia do Professor. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina). Parabéns professores, da ativa e aposentados. Dia 18 de outubro, Dia do Médico. Um abraço colegas. Nosso dia é hoje e sempre.

·        Só 63% das crianças de 1 a 5 anos foram vacinadas contra a poliomielite. Em contato com diversos colegas da área de saúde sobre esta questão do pouco interesse nas vacinações de crianças e adultos atualmente no Brasil, a resposta praticamente foi a mesma. Tudo gira em torno daquela declaração de Bolsonaro dizendo que quem vacinasse contra Covid-19, viraria jacaré e outras coisa mais. Como ele é o chefe da nação e ainda falar que não iria vacinar, contaminou a população brasileira de negativismo. 

·        Governador em exercício do Paraná usa encontro oficial do Tribunal de Contas para pedir votos a Bolsonaro. O vice governador, Darci Piana (PSD) em evento com dinheiro público com mais de 200 prefeitos foi denunciado ao Ministério Público por estar pedindo votos para Bolsonaro. Muitos prefeitos presentes no evento não gostaram da atitude do vice governador, pois afinal, o evento era oficial e técnico.

·        Os supermercados deveriam ter gôndolas especiais com produtos prestes a vencer, como enlatados, pães, verduras, etc., com uma redução de 60% nos preços dos produtos, por exemplo. Seria como uma gôndola de desconto. Com certeza, os supermercados estariam colaborando para combater a fome em nosso país.

·        “Bolsolão do Asfalto.”  Depois do bolsolão do Ministério da Educação, bolsolão do kit robótica, bolsolão dos ônibus escolares, mais um  esquemão  de  falcatruas do governo Bolsonaro veio à tona. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), identificou no governo Bolsonaro ações de um cartel de empresas de pavimentação em fraudes a licitações da estatal Codevast que somam mais de R$ 1 bilhão, conforme a Folha de São Paulo. Pelo jeito, não tem corrupção pequena neste governo. É tudo bilhão.

·        Bolsonaro vai contratar pastores e influenciadores evangélicos para atuarem no sentido de conseguir votos no Nordeste.

·        Zema (Novo), reeleito governador de Minas Gerais, já declarou o seu voto em Bolsonaro, apesar de não morrer de amores pelo presidente.  O seu vice, Paulo Brandt (PSDB), afirmou que “em defesa da democracia e contra qualquer tentativa de golpe, vota em Lula.”

·        O saudoso Tim Maia, um dos maiores intérpretes da música popular, certa vez, disse o seguinte: “O Brasil é um país que não tem jeito e não pode dar certo. Aqui, prostituta se apaixona; cafetão tem ciúme; traficante se vicia;  pobre e assalariado  votam na  direita.”  Genial  Tim  Maia!

Entrelinhas

***Parabéns à Danilo de Paula (14/10), meu sobrinho Gustavo Ribeiro (15/10), Fernando José Silva (16/10) pelos seus aniversários. Abraços desta coluna.***Dos pobres, Bolsonaro quer apenas o voto.***Presidente da Natura, Guilherme Leal disse: “um segundo mandato para Bolsonaro é perigoso. Eu voto em Lula”.***No modo avião, desesperado, Bolsonaro convoca fieis para tumultuar apurações no dia 30, permanecendo nas seções eleitorais até a apuração do resultado.***Professora Josete Bial, do Colégio Sagrada Família, de Ponta Grossa, é afastada por fazer saudação nazista em sala de aula.***Que desconforto sofreu  o presidente Bolsonaro ao participar da procissão Círio de Nazaré, em Belém, sem ser convidado. Os organizadores não convidaram nem Lula e nem Bolsonaro para evitar de transformar o ato em política. Mas Bolsonaro compareceu e foi muito hostilizado.***Lula prefere fazer passeatas para aumentar contato com o povo. Lula arrasta multidões nas favelas e baixada fluminense.*** “Os idiotas poderão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos” (Nelson Rodrigues – Escritor, jornalista romancista, teatrólogo, cronista do futebol brasileiro. Considerado o mais influente dramaturgo do Brasil. Pernambucano de Recife- 1912-1980)

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.