Pingos e Respingos
Opinião do Blog
Para o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, “Bolsonaro é uma pessoa estúpida, frágil, grosseira e palerma”
Em entrevista a repórter Jussara Soares do jornal O Globo, sexta-feira, dia 27 de janeiro, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, do mesmo partido de Bolsonaro, fez duras críticas ao ex-presidente pelo longo período de silêncio após a sua derrota. Estava como uma criança que não estava preparada para perder.
Valdemar descreve o ex-presidente como um cenário que ele tentou passar durante os seus anos de política como um homem macho, valente, agressivo, imbrochável, que bate e arrebenta tudo. Quando fui visita-lo após a sua derrota para o Lula estava um pó só. Achei que ele iria morrer. Estava desintegrando. Bolsonaro perdeu a eleição porque errou demais em seu governo, principalmente na pandemia. Excesso de generais e militares atrapalharam a vida dele. “
Sobre a minuta encontrada na residência de Torres sobre o golpe, “existia cópias aos montes por toda a parte.” Valdemar reconhece que “Bolsonaro só não deu um golpe por lhe faltar competência para tal.” Valdemar disse ainda que “Bolsonaro não tem competência para ser líder de oposição a Lula, mas poderá ser um bedel da extrema direita que domina quase metade da bancada do PL.” O partido tem hoje 99 parlamentares na Câmara dos Deputados com a maior fatia do fundo partidário eleitoral. Valdemar que foi condenado no esquema do mensalão, abraçou os bolsonaristas e se deu bem.
“Mas como como política é política, tudo pode acontecer, até do partido vir apoiar Lula em troca de cargos e benefícios partidários. Michelle Bolsonaro para candidatura a presidente do partido, seria um plano B, principalmente se Bolsonaro tornar-se inelegível, é o que tem tudo para acontecer,” afirmou o presidente do PL.-
Coisas do Cotidiano
· Morre a renomada Jornalista Gória Maria, ícone da TV brasileira. Glória foi a primeira repórter a entrar ao vivo e a cores no Jornal Nacional. Referência no jornalismo brasileiro, viajou o mundo fazendo reportagens para programas como o Fantástico e o Globo Repórter.
· Garimpo ilegal em terra Yanomami cresceu 54% em 2022, último ano do governo Bolsonaro. Pesquisa realizada pelo ISA (Instituto Socioambiental) aponta 1.782 novos hectares em terra Yanomami foram destruídos entre dezembro de 2021 e dezembro 2022. O monitoramento mostra ainda um crescimento de 309% do desmatamento causado pelo garimpo desde outubro de 2018 até dezembro de 2022.
· ONG Evangélica recebeu do governo Bolsonaro R$ 872 milhões para cuidar de indígenas. Com o lema “A serviço do índio para a glória de Deus”, ONG Evangélica desviou uma grana da verba recebida sem chegar às mãos dos indígenas Yanomami em 2022, chegando a alugar até aeronaves de garimpeiros, barcos, helicópteros para deslocamentos burocráticos, sem chegar aos objetivos, conforme denúncias de lideranças indígenas. O mundo está chocado pelas senas estarrecedoras, gritantes cometidas pelo governo Bolsonaro (PL) pela falta de assistência aos povos indígenas, deixando comunidades como a Yanomami, milhares de indígenas morrendo por desnutrição e doenças, sem assistência médica.
· Justiça Federal manda o governo recontratar cubanos para o Mais Médicos. Desde quando assumiu o a presidência em 2019, o governo Bolsonaro acabou com o programa Mais Médicos criados por Lula e Dilma, que haviam contratado médicos cubanos para trabalharem em diversos locais no interior do Brasil e nas comunidades indígenas, onde os médicos brasileiros não queriam ir. Bolsonaro mandou os médicos cubanos embora por achar que eles eram comunistas e estavam exercendo trabalho escravo para o governo cubano. O programa acabou e diversos pequenas localidades brasileiras e comunidades indígenas ficaram sem profissionais de saúde, morrendo muita gente como está acontecendo agora com os indígenas Yanomamis. Novamente na presidência, Lula vai recriar o programa Mais Médicos.
· Jogaço Palmeiras x Flamengo pela Supercopa, foi o futebol brilhante que faltou a nossa seleção na Copa do Catar. Uma seleção de jogadores bananas, sem garra, sem luta, jogando um futebol medíocre comandado por Tite, um treinador medroso, deveria ter assistido a verdadeira alma de nosso futebol. A procura do gol até o final da partida e jogando com emoção e garra. Parabéns Palmeiras e Flamengo pelo jogaço com vitória do Palmeiras por 4 x 3.
· “Posicionamento político é diferente de ameaça à vida,” diz a atleta do vôlei de praia Carol Solberg após Wallace falar em tiro na cada de Lula. A atleta Carol classifica como gravíssima e criminosa a atitude do jogador de vôlei de quadra, o bolsonarista Wallace Souza, após ele perguntar no instagram “se alguém daria um tiro na cara do presidente Lula, do PT.” Esse Wallace merece cadeia por estar incitando a violência. Esse caso tem que ser levado adiante!
· E as mortes racistas não param, nem aqui e nem lá. Novamente, nos Estados Unidos, um jovem motorista negro de 29 anos, Tyre Nichols, foi morto brutalmente após ser agredido por policiais, conforme vídeos que mostram as agressões. Os motivos, como sempre, são fúteis. O jovem foi espancado, chutado, sem forças para se levantar, chorou, chamou a mãe e depois de 20 minutos levaram para o hospital e morreu três dias depois de hemorragia interna. O caso aconteceu em Memphis, EUA.
· Garimpeiros ilegais usam aviões para extrair ouro e cassiterita da terra Yanomami. O que é cassiterita e para que serve? É o principal mineral para extrair estanho e é de grande aproveitamento nas indústrias para a produção de bronze, folhas de flandres, ligas, latas de alimentos, soldas, tintas, tintas náuticas, plásticos, fungicidas. Resistente a corrosão. A China é o maior produtor mundial. Depois vem pela ordem Indonésia, Peru, Bolívia, Congo e Brasil. É um produto degradável e não contamina o meio ambiente.
· O acampamento dos bolsonaristas golpistas em frente ao QG do Exército em Brasília era de onde partia todas as informações antidemocráticas. Lá no acampamento havia caminhões, rádios comunicadores, Wi-Fi, cozinha, banheiros químicos, luz, água, depósitos de alimentos, várias barracas, etc., mantidos por financiadores bolsonaristas de todo o país. A centralidade do acampamento onde havia muitos terroristas, a polícia foi chamada várias vezes ao local para combater brigas por várias causas. O plano de ação integrada para o golpe, a bomba no aeroporto, o incêndio em Brasília no dia da diplomação de Lula, concentração de bolsonaristas de todo o Brasil para o dia 8 de janeiro, etc., tudo partia desse acampamento, que iniciou o seu funcionamento com o aval e auxílio de militares, assim que Lula foi proclamado presidente da República. A ideia final de tudo isso, era Bolsonaro permanecer no poder, na marra, e transformar este pais numa ditadura familiar. Graças a Deus, isso não aconteceu!
· Governador bolsonarista de Roraima, Antonio Denarium, que chegou até fazer lei em seu estado, protegendo os garimpeiros, autorizando o garimpo, desafiando o STF, volta a dizer que desnutrição existe em outros lugares e não tem nada a ver com o garimpo. Os yanomamis precisam adquirir cultura, afirma o governador.
· Reeleitos: com 49 x 32, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, com 464 x 21(Chico Alencar-PSOL-RJ) x 19 (Marcel Van Hattem (NOVO-RS). Que bom! O bolsonarismo com o seu discurso contra a democracia vai se afundando cada vez mais.
· Conheça o novo golpe que frauda cartão de crédito por aproximação. Hackers criaram um vírus capaz de fraudar pagamentos por aproximação. Segundo o site Metrópoles, os brasileiros foram os primeiros no mundo a burlar esse tipo de compra com cartão. Um número incontável de pessoas já caíram no golpe.
· Mercúrio, metal altamente tóxico usado pelos garimpeiros, contamina as águas e até o ar de terra Yanomami. Podendo ocasionar distúrbios neurológicos (até demência), musculares, problemas renais, gastrointestinais, respiratórios, tremores e outras doenças, por inalação ou ingestão, adultos e crianças vem morrendo há tempo entre os indígenas por ações inescrupulosas do homem.
Entrelinhas
***Parabéns ao Alfredo Bordin Júnior (31/1), João Bruno Dacome Bueno (31/1), meu sobrinho Haroldo Oliveira (01/2), professora da Wizard Ana Paula de Marchi no MS (01/2), Larussa Leoni Bordin (02/2). Felicidades pelo “niver” e muitos anos de vida.***Caso vença o jogo de terça feira, dia 07/2, o Flamengo disputará a decisão do Mundial de Clubes, sábado, dia11 de fevereiro, as 16hs de Brasília, no Marrocos.***Uma cárie não tratada gerou uma Disfunção Temporomandibular (DTM) trazendo fortes dores de cabeça e problemas de saúde para a influencer e empresária Vírginia Fonseca.***Com Lula, o Brasil já voltou a ser um grande país como era antes.***Morre o ator William Hurt que ganhou o Oscar por “O Beijo da Mulher Aranha.”***Garagem, luz, água, banheiros químicos, cozinha, depósitos de alimentos, armas e munições, celulares, até rede de Wi-Fi e placas solares faziam parte do acampamento usado por bolsonaristas golpistas concentrados em frente ao Quartel General do Exército em Brasília. Polícia Federal investiga os responsáveis por tais financiamentos. ***Ministra Rosa Weber reabre o STF e disse que “a democracia é inabalável.” *** “A inspiração existe, porém temos que encontrá-la trabalhando” (Pablo Picasso, pintor e escultor espanhol 1881-1973).