A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 28/04/2022
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Preços altos de diversos produtos deixarão brasileiros mais pobres

Depois de dois anos difíceis por causa da pandemia, está muito claro que ficamos mais pobres, com uma inflação muito forte atingindo dois dígitos, com juros escorchantes, desde 2017. Se formos fazer algumas comparações, fica fácil entender que a cesta básica hoje custa cerca de 50% mais cara do que em 2020. Até o carro usado vale hoje mais do que quando foi lançado, há dois anos.

Mais por que isto? É simples de entender.  Estamos mais pobres porque a renda familiar não acompanha essa carestia toda.  O salário mínimo sobe menos que a inflação, apesar de aumentos salarias de modo estratosférico para certas categorias. Nem que o salário acompanhasse a inflação, o seu ganho não seria o suficiente para repor o poder de compra. Os produtos estão subindo mais que os índices de preços. Como se vê, a tendência é da maioria dos brasileiros ficarem mais pobres por tempo indeterminado.  Somente certas categorias, que vocês também conhecem, ou quem tem familiares ricos ou herança, ou um sortudo de loteria, terá condições de reposição adequada.

A inflação  galopante,  graças a   Bolsonaro e Paulo Guedes,  que temos hoje (em março foi 10,54%), empobrece cada vez mais os brasileiros que tem o seu poder de compra reduzido, pois alimentos, tarifas públicas, gás de cozinha, combustíveis, aluguéis, energia elétrica tem subido muito acima da inflação e a renda não vem crescendo. A disparada da inflação está levando cerca de 64% da população a cortar consumo de bens essenciais. A inflação alta sempre representa menor poder aquisitivo porque as pessoas não conseguem repor as perdas.  O aumento salarial, que geralmente é muito pequeno, não repõe o poder de compra. Preços em alta e rendas em baixa, vamos patinar por anos e anos e como sempre, os pobres sofrerão muito mais. Mesmo aqueles que tiverem uma renda um pouco melhor também sofrerão para fazerem qualquer investimento. Com tudo isso, a economia também não cresce.  

Afinal de contas, quem é esse tal deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ)?

Até para informar aos leitores desta coluna, fui procurar em diversos meios de comunicação quem é Daniel Silveira e o seu passado por ser tão respeitado por Bolsonaro, generais e seus aliados. Daniel Silveira, hoje deputado federal, foi policial militar. Aliás, a sua carreira de policial foi lamentável. O SBT, emissora de TV aliada a Bolsonaro, fez uma reportagem sobre Daniel Silveira, onde ela diz que a ficha de Silveira na corporação registra nada menos de 60 punições disciplinares, entre 2013 e 2017. Ainda sobre registros do ex policial Silveira, consta 26 de prisão, 54 dias de detenção, 14 repreensões, além de duas advertências, mostrando claramente que Silveira era um elemento inadequado ao serviço militar. Podemos concluir que as molecagens, arruaças e mediocridade do deputado continuam do mesmo jeito da época de farda. “Pau que nasce torto não tem jeito morre torto”. Bolsonaro que era tenente, foi promovido a capitão do Exército e mandado para a reserva como “mau militar”, pelo general Ernesto Geisel, por inúmeros atos de indisciplina no quartel. Talvez sejam esses os motivos que Bolsonaro e Silveira se dão muito bem. Que humilhação para o povo brasileiro!

18 de abril, dia do livro – Mas qual o significado do livro? É de fundamental importância para toda e qualquer sociedade e para o crescimento intelectual de qualquer cidadão. Graças ao livro, que se permite o ser humano registrar fatos importantes de sua história e passar tais fatos às futuras gerações.  É o livro que nos dá sempre acesso as novas informações sobre lugares do mundo, períodos históricos de diferentes culturas e muito mais. É através do livro que adquirimos   hábitos de leituras, desenvolvemos a nossa capacidade criativa, ajuda a aprimorar a nossa comunicação, o nosso pensamento crítico, amplia o nosso vocabulário, melhora a habilidade de escrever, fortalece a memória, etc. O livro é fonte de saber, de conhecimento, reflexão e entretenimento. 

Coisas do Cotidiano

·       Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) concluiu que o ex juiz Sérgio Moro foi parcial em seu julgamento (assim como os 9 juízes de Tribunais que apoiaram as ações de Moro) dos processos contra o ex presidente Lula (PT) no âmbito da Operação Lava Jato. Para o ONU, os direitos políticos de Lula foram violados na eleição de 2018, quando foi impedido de participar do pleito, do qual era favorito. Depois de seis anos, a ONU ratificou a decisão internacionalmente.

·       Carnaval de EXU - Escola de Samba Grande Rio, vencedora do Carnaval do Rio 2022, mostrou que o orixá EXU não é aquele demônio pregado pelas igrejas católicas e evangélicas. Exu, um dos maiores orixás, um tipo de divindade, no Candomblé. É uma espécie de mensageiro que faz ponte entre o humano e o divino. É o orixá da comunicação e da linguagem.  É cultuado no continente africano pelo povo   iorubá.  Grande Rio desenvolveu bem o tema e faturou o carnaval carioca. A pomba gira (Paolla Oliveira), foi o destaque da escola. Em São Paulo, Mancha Verde (do Palmeiras), falando sobre a água, foi a grande campeã.

·       Pesquisa IpespXP, mostra que Lula lidera a corrida presidencial com 45%, Bolsonaro 31% e Ciro Gomes 8%. Como se vê, Lula aumentou a diferença sobre Bolsonaro e existe possibilidades reais de Lula ser eleito no primeiro turno. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de abril último. Enquanto isso, a atriz Andréa Beltrão, da novela “Um lugar ao Sol,” antes de Pantanal, da Globo, agitando muito na Sapucaí, fazendo o sinal “L” de Lula lá e Fora Bolsonaro.”

·       Mais de um milhão de novos eleitores. Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmando a boa campanha em redes sociais, TV, jornais e revistas, conseguindo que mais de um milhão de jovens acima de 16 anos tirassem seus títulos e ficassem em condições de ajudar a eleger o novo presidente do país em outubro de 2022. Ótima notícia!

·       Bolsonaro concede graça e perdoa crimes do deputado Daniel Silveira. Para juristas, Bolsonaro fez algo inusitado para um presidente.  “A graça e o perdão tem que ser solicitada pelo réu na cadeia e por razões humanitárias, como doença. Além do mais, crimes contra a ordem constitucional não podem ser passiveis desse benefício,” disse Ayres Brito, ex presidente do STF. Como podemos ver, a atitude do presidente é imoral, inconstitucional, abusiva, violenta, grave, abuso de poder. Para a oposição, não passa de um ensaio para um golpe e assumir os Três Poderes!

·       Bolsonaro incita atentado armado contra Lula. “O inimigo da nação não veste verde e amarelo, mas sim vermelho,” afirmou Bolsonaro em Rio Verde, Goiás, quarta-feira, dia 20 de abril. Bolsonaro ainda “incitou um atentado a arma contra Lula (PT) afirmando que o ex presidente é inimigo da nação.” 

·       Felicitations Macron pour la victoire aux élections présidentielles françaises.  La democratie a vaincu  l`extreme droite et le fascisme de Le Pen. (Felicitações Macron pela vitória nas eleições presidenciais francesas. A democracia venceu a extrema direita e o fascismo de Le Pen.  ).

·       Ministro Queiroga oficializa fim do estado de emergência pela Covid-19. Instalado em fevereiro de 2020 por causa da pandemia da Covid-19, a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) foi oficializada o seu fim por causa da redução drástica do número de   mortos e do número de casos pela Cocid-19.  Esta decisão entrará em vigor, 30 dias após a publicação em Diário Oficial. Importante afirmar que a pandemia ainda não acabou e ainda vamos conviver com a Covid-19 por muito tempo e que muitas coisas ainda relacionadas com a pandemia não sejam impactadas.  Só esperamos que os nossos dirigentes não negligenciem a Covid-19 assim como fizeram com várias outras doenças até hoje presentes entre nós.

·       Será que Augusto Aras está de férias? Muita gente questionando por onde anda o Procurador Geral da República (PGR), Augusto Aras, nomeado para o cargo por Bolsonaro, apesar de não estar na lista tríplice de preferência dos Procuradores? Com o circo pegando fogo com várias questões de corrupção, falcatruas dentro do governo e agora com a graça e perdão dado por Bolsonaro para seu amigo particular, deputado federal Daniel Silveira, que a maioria dos juristas consideram irregular, seria bom o povo ouvir a posição do Procurador Aras.

·       Fora Bolsonaro vira samba enredo no Sambódromo da  Sapucaí – Antes de iniciar  os desfiles das  Escolas de  Samba na sexta feira, 22/4, a plateia gritava,  em ritmo de samba: olê, olê,  olê, olá, Lula, Lula, “fora Bolsonaro,” “fora Bolsonaro” (como refrão ). Muita gente no Rio questiona a insistência de Bolsonaro em defender o meliante, ex PM e agora deputado federal, Daniel Silveira, ligado as forças de seguranças do Rio de Janeiro.

·       27 de abril, Dia Nacional da Empregada Doméstica.  Graças a ex residente Dilma Rousseff, a categoria teve legalizada todos os seus direitos como as de um trabalhador. Antes de Dilma, a categoria era explorada pelos ricos e pseudos ricos deste país, recebendo salários ínfimos, verdadeiros salários de fome.

 

 Entrelinhas

***Dra. Thabata, nova veterinária da cidade, comemorando o seu “niver” neste domingo, 1º de maio. Parabéns dra! ***É um escárnio, dizem deputadas, ao verem o deputado Daniel Silveira como membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e outras Comissões. *** Auxílio Brasil de R$ 400 será engolido pela inflação.***Arma do ex ministro Milton Ribeiro dispara acidentalmente no Aeroporto de Brasília. Por que andar armado, de avião?***Somente o gás de cozinha compromete 9,4% do salário  mínimo.*** Rosa de Ouro faz Bolsonaro tomar vacina contra Covid-19 e virar jacaré.***Levantando a voz contra o racismo, Salgueiro cantou resistência na Marquês de Sapucaí com  desfila de ativistas e intelectuais negros. Foi muito aplaudida a  escola vermelho e branca da Barra da Tijuca.***Comandante do Batalhão da Policia Militar de Guarapuava,Pr, foi exonerado do cargo porque não compactuou com as inverdades do Comando da Polícia Militar.***Gasolina do Brasil está entre as mais caras do mundo e com preço acima da média mundial. Você sabia disso? ***”Deus é amor que quer nos ver alegre. Ele está em todos os lugares. Carnaval e religião combinam porque fazem parte de nossa cultura,” disse Gil do Vigor, ao desfilar na Grande Rio.

 

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.