A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 11/02/2022
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

O impeachment de Dilma foi falta de apoio político (golpe?).  As tais pedaladas fiscais foram mentiras, afirma o ministro Luís Roberto Barroso

 O artigo publicado numa revista pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, teve uma grande repercussão nas redes sociais e no Brasil como um todo.  Na revista do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, o ministro afirmou que “o motivo real” do impeachment da ex presidente Dilma Rousseff foi a falta de apoio político e não as chamadas pedaladas fiscais.”  Para não se falar em golpe, usaram a chamada expressão pedaladas fiscais, que nada mais é que um dispositivo que a maioria dos presidentes usam, que é a violação de normas orçamentárias. O motivo real da queda de Dilma foi a falta de apoio político (possibilidade não prevista na Constituição), por Dilma ser mulher e uma política honesta, não aceitando   o jogo das falcatruas propostas por muitos deputados e senadores do Centrão e aliados. Foi um golpe parlamentar baseado num processo político, sem crime formalizado de responsabilidade, baseado num parecer jurista de Janina Paschoal, comandado pelo Centrão de Eduardo Cunha, presidente Câmara dos Deputados, na época. Se houve impeachment houve um crime! Claro que foi golpe desses abutres. No Twitter, a rede social muito usada por formadores de opinião, a hastag #foigolpe dominou as opiniões. Mas na época, não somente os golpistas como Michel Temer, Jucá, Aécio Neves, Eduardo Cunha, Alvaro Dias, Edson Lobão, o clã dos Sarney  e tantos outros, organizaram grupos com ideologias diferentes, como os movimentos de ruas apoiados por grandes nomes da mídia  e  também  da própria Justiça, que mesmo sabendo  das reais razões do golpe, ainda apoiou centenas de políticos corruptos para derrubarem uma presidente honesta e fazendo um bom trabalho. Outra razão do golpe, foi que se não acontecesse, o Lula, que foi um excelente presidente, teria sido reeleito presidente em 2018, o que não aconteceu pela condenação sem provas pelo ex juiz parcial e cabo eleitoral de Bolsonaro, chamado Sérgio Moro.  Em nossa opinião, ao confessar que Dilma caiu por falta de apoio político e não cometeu nenhum crime, o ministro Luís Roberto Barroso confessou também que o STF descumpriu a lei endossando um golpe de Estado. Que vergonha Justiça! Que vergonha STF! Quando os ministros do STF vão se portar como ministros do STF? O próprio ministro Barroso ficou calado, mesmo sabendo a verdade, votou a favor dessa artimanha contra Dilma, consequentemente, votou a favor do golpe. São as mazelas da nossa política e também da Justiça que ainda falam que estão comprometidas com a democracia.

Coisas do Cotidiano

• Creio que o Brasil repulsa negros, imigrantes ou não – O país tem uma receptividade diferente em relação aos negros e os americanos e europeus brancos, é o que acontecendo através dos tempos. O congolês Moise, trabalhava num local, foi cobrar uma dívida de R$ 200 do seu trabalho. Não recebeu e ainda é espancado até a morte. Isso aconteceu por negro, pobre e africano. Será que se fosse um branco de olhos azuis teria acontecido essa desgraça? É ou não um racismo? E o caso do Durval Teófilo Filho, morto a tiro por um militar da marinha na porta da casa, quando vinha do trabalho, cujo o militar afirmou que atirou porque viu o seu vizinho mexendo na bolsa e pensou que seria assaltado, confundindo Durval (seu vizinho), com um bandido.  Durval, no chão, ainda levantou as mãos e se identificou, mas mesmo assim continuou a ser baleado. Se Durval fosse branco, isso teria acontecido? Vamos pôr a mão na consciência: “o racismo no Brasil não é um racismo de origem, mas sim, um racismo de marca.” “Aqui, a população negra carrega as marcas em sua pele;”

• O deputado federal Eduardo Bolsonaro mostrou-se um misoginia como o presidente Bolsonaro – Ao afirmar que o desmoronamento de galeria e parte da avenida Marginal Tietê, na construção do metrô de São Paulo, era por culpa do excesso de mulheres incompetentes ,contratadas para trabalharem na obra, o medíocre deputado demonstrou ser um misoginia como o pai. A expressão misoginia significa ódio, desprezo, repulsa às mulheres ou valores femininos. Imaginem que o deputado é casado e tem uma filha. Será que ele e o presidente terão votos das mulheres na próxima eleição?

• Concha Acústica: continua a discussão se deve ou não a demolir. O assunto ganhou espaço pelos diversos cantos da cidade pois a Concha Acústica (como se fosse um teatro aberto) passou a ser um marco no desenvolvimento de Nova Esperança. Na época, quando foi construída, diversas entidades religiosas, clubes de serviços, entidades culturais, representantes da comunidade e da Câmara se reuniram e discutiram o projeto pois envolvia verbas federais e estaduais, além de ser uma bela obra, interessante para a cidade. Durante a sua existência, diversos acontecimentos culturais, religiosos, políticos, festividades, já aconteceram naquele local. Nossa opinião é que deveria ser feito uma consulta popular e o que se projeta de vantagem em substituição aquela edificação. Uma restauração da Concha Acústica poderia ser a solução. Qual a sua opinião?

• Diário Oficial da União informando a matriz curricular para o novo ensino médio – Chama a atenção dessa nova grade curricular para a última série do ensino médio, a ausência de matérias e conhecimentos importantes como biologia, física, química, sociologia, filosofia e geografia. Afinal, conhecimentos pra quê? A cada vez que eu vejo uma barbaridade desta, sinto mais fico feliz de ter estudado numa época onde não tinha um ministro da Educação como Milton Ribeiro. Ruim demais!

• Idosa de 73 anos manda Bolsonaro pro inferno e mostra ossos doados de açougue – Viralizou nas redes sociais um vídeo em que  uma senhora de 73 anos mostra os  ossos que ganhou de um açougueiro em Vitória da Conquista, BA, e afirma que “nos governos de Lula e Dilma se podia comer carne, mas agora no governo Bolsonaro tem que se contentar comendo  sopas feitas de ossos.” “Vai pro inferno Bolsonaro,” disse a senhora!

• Hepatite fulminante mata mulher que queria emagrecer com cápsulas de ervas – Enfermeira Edmara Silva de Abreu, 42 anos, morreu de hepatite fulminante em decorrência do consumo de cápsulas compostas de ervas para emagrecimento. Nas cápsulas haviam ervas como chá verde, carqueja e mata verde, substâncias altamente hepatotóxicas por uso prolongado.  Edmara chegou a fazer um transplante de fígado, mas faleceu;

• A fianco del popolo brasiliano (permanecer ao lado do povo brasileiro)– Fora Bolsonaro – Três meses depois que o presidente Jair Bolsonaro recebeu o título de cidadão honorário  em Anguillara Veneta, Itália, moradores daquela cidade  entraram com uma ação popular na Justiça pedindo a  cassação de tal honraria, pois o povo brasileiro o querem fora da presidência, além de questionar a prefeita que gastou R$ 60 mil reais para o evento num município falido como Aguillara. Tal título tem a ver com antepassados de Bolsonaro serem daquela cidade;

• Camila Pitanga e Taís Araújo: de amizade a amor verdadeiro – Uma das amizades mais lindas que o público conheceu vem de há tempo entre as atrizes Camila Pitanga e Taís Araújo. Camila nunca negou o seu amor e carinho por Taís Araújo, esposa de Lázaro Ramos. Após confidenciar crise no casamento e depois separação de Lázaro Ramos, Camila e Taís assumiram definitivamente a relação e esperam ser felizes para sempre. Vale lembrar que desde a morte do ator Domingos Montangner, com quem Camila contracenava na novela Velho Chico, da Globo, Camila teve um quadro depressivo, mostrando claramente pelas suas reações que havia um “affair” entre ela e Montangner; 

• Velha guarda tucana irá de Lula em 2022. Quem diria! – “Além de contar com o ex tucano Geraldo Alckmin de vice em sua chapa, Lula, político habilidoso como é, já conversou com os tucanos raízes como Fernando Henrique Cardoso, Aloysio Nunes, Marconi Pirillo,” afirmou o senador tucano José Arribal. Só falta a adesão de José Serra.  “Tucanos raízes jamais votarão em Bolsonaro,” disse o senador;”

Melatonina e Serotonina – Ambas substâncias são hormônios produzidas pela glândula pineal, que apresenta importante função na regulação dos ritmos biológicos, localizada no interior de nosso cérebro. A Melatonina atua avisando nosso corpo se é dia ou noite, sendo o seu pico de produção mais a noite. A iluminação noturna pode bloquear a produção da substância. A melatonina é sintetizada partir do triptofano e apenas induz o sono, mas não mantém o sono.  Quanto a Serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, é um neurotransmissor, ou seja, é a substância química que faz com que os neurônios passem sinais entre si.  Entre suas funções estão a regulagem do ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, da cognição (é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento), da memória e da temperatura do corpo. Para aumentar serotonina basta fazer exercícios físicos (principalmente com sol, ao ar livre), ingerir alimentos ricos em proteína triptofano (queijo, amendoim, castanha de caju, frango, ovo, ervilha, pescada, amêndoa, abacate, batata, banana). Sua falta pode trazer ansiedade e depressão.

Entrelinhas

***Pesquisas Genial/Quaest: Lula 45% das intenções de votos para presidente. Bolsonaro 23%; ***Vendas de veículos despencam 38,5% em janeiro, o que já demonstra que estamos em plena resseção econômica. Estão sobrando carros zero Km encalhados  no mercado.***Juros altos afastam mais de 3 milhões de famílias da casa própria.***No Japão, é proibido andar comendo na rua.***”Brasileiros sonham com ausência de Bolsonaro no Planalto” diz um leitor da Folha de São Paulo.***Políticos do PSDB vão pedir a Doria, que tem 2% da intenções de votos a presidente, para que desista da candidatura,  pois  não tem qualquer chance. Além do mais, Dória poderá atrapalhar a reeleição de vários deputados. Para muitos membros do partido, o PSDB deveria abrir para que seus filiados apoiassem quem quer que seja. *** Parlamentares do Podemos também pedem  à  Sérgio Moro que desista da candidatura por estar perdido e  não ser do ramo. Além de não decolar, segundo eles, prejudicam as diferentes correntes de apoio dentro do partido. ***Ministro da Educação, pastor Milton Riberio, é denunciado por homofobia pela Procuradoria Geral da República. Não deveria estar ocupando o cargo que ocupa, mas sim exercendo o trabalho de pastor na igreja que ele pertence.*** “Em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” (Ângela Davis, professora, escritora, ativista- negra norte-americana).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.