A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 03/05/2019
  • Compartilhar:
Opinião do Blog
Presidente Bolsonaro assume viés autoritário e diz que quem não  seguir o que pensa deve se calar!

O presidente Jair Bolsonaro avisa seus ministros e subordinados que devem seguir a sua linha de pensamento ou ficarem em "silêncio" se descordarem de suas orientações. A resposta de Bolsonaro foi em consequência do Secretário de Governo, General Santos Cruz, ter afirmado  que "o veto a campanha publicitária que o presidente  Bolsonaro fez no caso do Banco do Brasil era ilegal, sem observar o que diz a legislação, afinal, as estatais tem leis próprias. Bolsonaro, que já demonstrou várias vezes não gostar de negros e ser homofóbico. Entende-se por homofóbico, a pessoa que tem aversão, antipatia, desprezo, medo, preconceito, ódio contra os homossexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. Na propaganda do Banco do Brasil, havia dançarinos negros e LGBTs.  "Quem indica e nomeia o presidente do Banco do Brasil? Sou eu? Não preciso falar mais nada, então", afirmou o presidente. "A linha mudou". "A massa quer o que? Respeito à família", afirmou Bolsonaro.  O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes,  depois de ter autorizado o referido vídeo que estava há mais de um mês na mídia, colocou o rabo entre as pernas e rapidinho tirou o vídeo do ar,  mandou o autor  embora e passou a assumir um discurso racista e homofóbico, com as mesmas palavras de Bolsonaro, para não perder o emprego. O vídeo era um campanha moderna, muito boa, do Banco do Brasil, para atrair novos clientes como jovens, negros, LGBT. A decisão de Bolsonaro mostrou que ele é um racista. Num país onde mais de 50% da população é negra, parda e mestiça. Sua atitude, se ele não está no cargo, poderia dar cadeia, pois racismo é um crime inafiançável no Brasil. Pergunto: num país de bananas, quem tem coragem de questionar  Bolsonaro?

Entrevista de Lula agitou tanto que deixou a Internet em clima de fla-flu!

Lula é Lula. A  primeira entrevista que Lula concedeu diretamente da carceragem da Polícia Federal,  em Curitiba, logo após ser preso,  à Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo e Florestan Fernandes Júnior, do jornal  espanhol El País, foi divulgada  sexta-feira, dia 26 de abril, mexeu muito com os internautas e com a imprensa internacional, amplamente divulgada pelo Le Monde (França), The Guardian (Inglaterra), The New York Time  (Estados Unidos), já nas principais emissoras de comunicação do país, Rede Globo e Rede Record, o assunto não foi ventilado (claro),  devido a  valores  financeiros que as referidas emissoras recebem do governo federal, adversário de Lula.  Em alguns trechos da entrevista, Lula disse que "o Brasil está sendo governado por um bando de lunáticos". Disse também que "Moro não sobrevive na política e elogiou Mourão quando foi solidário a Lula na morte de seu neto".  Lula disse também que "quer desmascarar Sérgio Moro", responsável direto pela sua prisão sem provas, afim de facilitar a vitória da direita nas eleições de 2018. Aliás, Bolsonaro disse que "Sérgio Moro foi o seu melhor cabo eleitoral ao prender Lula". Lula disse também, que "os juízes que julgam o seu caso que o façam de maneira honesta,  sem medo da mídia, dos empresários e dos militares." Quando sair daqui, "vou por os pés na estrada para evitar que o Brasil seja entregue aos americanos", afirmou Lula. A entrevista de Lula reascendeu a militância na Bahia, em mais um Lulaço, como aconteceu no Shopping Salvador, com a presença de centenas de pessoas pelas escadarias gritando Olê, olê, olá, Lula, Lula. Muita gente presente também na vigília Lula Livre em Curitiba. Enquanto isso, na internet, um verdadeiro fla-flu de ofensas, elogios, brigas, agressões, de ambas as partes (petistas e bolsonaristas), a começar por Bolsonaro que diz que "sua equipe não é "cachaceira." "Viva o Brasil cachaceiro, mais feliz que o Brasil pistoleiro!" (Jornalista Antero Grecco, comentarista da ESPN).

Coisas do Cotidiano

• E a Petrobras já está sendo privatizada  aos pedaços. Refinarias já vendidas estão no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, Paraná e Ceará. Estariam faltando para privatizar, as refinarias do Rio de Janeiro e de São Paulo. Além disso, foram vendidas a rede de postos BR Petrobrás, no Uruguai e distribuidora BR;

• Se alguém ainda tinha dúvida, não restou mais nenhuma.  Está explicado porque a farda, a toga e a mídia se uniram para prender Lula e o deixá-lo apodrecer na cadeia, como prometeu Jair Bolsonaro na campanha. O rompimento do silêncio e deixar Lula Livre, é um perigo para civis, militares que estão destruindo e entregando o Brasil ao capital estrangeiro;

• "Licença para matar" - Excludente de ilicitude, segundo o presidente Bolsonaro, ao discursar  na Agrishow em Ribeirão Preto  (SP), enviará ao Congresso um projeto de lei  que prevê excludente de ilicitude, uma espécie de licença para matar, ou seja, isenção de punição ao  proprietário rural que matar num invasor (sem terra, por exemplo) em sua propriedade. A atitude de Bolsonaro assegura aos latifundiários deste país o livre direito de matar para defender os seus feudos. É uma reforma agrária ao estilo da Idade Média; 

• Cultura - Espaço - Música - Morre a cantora Beth Carvalho. Aos 72 anos morre a cantora Beth Carvalho, a chamada madrinha do samba e da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Sucessos como "Andanças", "Virada", "Coisinha do Pai", etc., e  graças a sua dedicação total a interpretar sambas, inúmeros cantores surgiram na esteira de Beth Carvalho como Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e outros. Com  sérios problemas de coluna, Beth esteve várias vezes internadas, chegando a  cantar  deitada numa maca.  Desde janeiro internada, Beth Carvalho fez uma infecção generalizada e morreu no dia 30 anos de abril último. "Vamos lá rapaziada, tá na hora da virada, vamos dar o troco...." (Virada, grande sucesso de Beth Carvalho,5/5/1946 - 30/4/2019).

• Redes Sociais - O prefeito de Tibagi  (PR) , Rildo Leonardi (MDB), em situação difícil, após ser flagrado na madrugada pelas câmeras de um elevador do hotel onde estava hospedado em Brasília, fazendo "sexo oral". Rildo, já procurou justificar a população de seu município que, não foi a Brasília a busca de "recursos sexuais", mas sim, num encontro Nacional de prefeitos.

Ministro da Educação quer acabar com os cursos de Filosofia e Sociologia nas Universidades Federais do  Nordeste

Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, cursos como os de Agronomia são mais importantes ao povo do Nordeste. Não só Agronomia, como Engenharia, Medicina e outros são importantes não somente para o Nordeste mas para todo o Brasil. Acontece que cursos como Filosofia, Sociologia são importantes não somente na formação dos acadêmicos, mas para a sociedade como um todo. São cursos que formam espíritos críticos. O curso de Filosofia, por exemplo, já existe há mais de 2.500 anos, ensinados pelos maiores filósofos gregos. Bolsonaro e  Abraham  tem medo da formação intelectual dos jovens que a filosofia e a sociologia podem dar e querem discipliná-los.  Mantê-los (os jovens) na ignorância  somente poderia partir de pessoas paspalhas, reacionárias, sem estudos e de direita. Se você não estudar a sociedade, como é que você vai lidar com ela? A reflexão que a Filosofia e a Sociologia não são essenciais para a formação de qualquer pessoa. Mas ao que parece, Bolsonaro e Abraham não tem a competência para entender isso, pois a educação é sempre uma ameaça para eles.

Afinal, o que é o mal súbito?

Após a morte do modelo Tales Cotta, 26 anos, quando recentemente  desfilava na São Paulo  Fashion Week (SPFW), traz a baila sobre o que é mal súbito, causa provável da morte do rapaz. A palavra mal súbito consiste em colapso da circulação sanguínea e perda repentina de consciência. Pode ser causado por diversas situações, como uma desidratação, grande estresse, ou queda de pressão. Outros fatores como AVC (Acidente Vascular Cerebral), arritmia (uma freqüência irregular dos batimentos cardíacos para mais ou para menos), que, segundo o Incor, constitui 90% das causas de mal súbito. Com a arritmia, o coração fica desorientado e não consegue bombar o sangue direito, reduzindo a oxigenação dos tecidos e órgãos, perda da consciência pelo cérebro, podendo ocorrer a morte. Infarto e outros problemas cardiovasculares também podem ser causas, como aneurismas, consumo excessivo de álcool e drogas, diabetes, obesidade.  Diversos estudiosos sobre o tema dizem que crises epiléticas pode  aumentar a freqüência cardíaca, levando o paciente ao mal súbito.  Pode atingir pessoas de qualquer idade, sexo e estilo de vida, segundo a SOBRAC Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíacas.  Por isso a importância de um check-up anual. Diante de um caso de mal súbito, tome as seguintes condutas: 1) Coloque a vítima em um local confortável e a chame. Se ela responder, converse com ela, peça alguns dados e enquanto isto, alguém poderá providenciar um serviço de urgência; 2) Se a vítima não responder, poderá ser um caso de parada cardíaca. Peça para alguém providenciar um serviço de urgência imediatamente (SAMU ou SIATE) e deve iniciar imediatamente  as massagens cardíacas e a respiração boca a boca, até a chegada do socorro; 3) Quando o socorro chegar,  usar o desfibrilador (aparelho usado para estimular os músculos cardíacos com dificuldade de contração)  se necessário.  Estas manobras  podem ser realizadas por leigos, na ausência de um profissional.

 

ENTRELINHAS

***Presidente Bolsonaro e o ministro Abraham, da Educação, vão cortar 30% nos investimentos das universidades e Institutos Federais.  País que não investe na educação não tem futuro. Enquanto isso o presidente vai aumentar os salários dos militares.***"Fico cem anos preso, mas não troco a minha dignidade pela minha liberdade". (Lula) ***Bolsonaro afirmou na TV Bandeirantes que irá trabalhar para manter Lula na cadeia. Bolsonaro e a direita sabem  que Lula Livre é um perigo terrível para eles. Enquanto isto, o jornal espanhol "El País", anunciando que o vídeo com a entrevista de Lula foi o mais visto em todo o mundo na história do jornal.***  E a gasolina continua subindo descaradamente pela Petrobras, chegando a ter 2 a 3 aumentos no mês. O óleo diesel  e o álcool vão indo pelo mesmo caminho.***Presidente da Câmara Rodrigo Maia avisa que qualquer decisão sobre a Venezuela dependerá do Congresso Nacional e o  Bolsonaro não decidirá sozinho.*** Presidente Bolsonaro e ministro Abraham querem acabar com os cursos de Filosofia e Sociologia. Recado do blog: restringir conhecimentos é insano! ***Lula resgata a alma brasileira com  grandeza e dá uma lição aos seus algozes.***"Aonde quer que eu vá, serei luz" (Modelo Tales Cotta (1992-2019) que morreu na passarela  quando desfilava na São Paulo Fashion Week).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.