Os cinco erros que você mais comete ao fazer uma dieta e não ver resultados
O final do ano vai se aproximando e é muito comum que as mulheres comecem a procurar por métodos de emagrecimento rápidos ou dietas da moda para atingir o seu objetivo de forma rápida. Mas nem sempre essa é a melhor saída, afinal, as consequências comportamentais podem ser grandes, como uma compulsão alimentar, reganho de peso no final do processo e carências de vitaminas, devido a privação de calorias.
Além disso, fazendo uma dieta você não aprende a ter consciência alimentar, não aprende saborear e se satisfazer, você apenas restringe e no final, você volta ao que acredita ser uma “alimentação normal”, que é como se alimentava antes de iniciar essa restrição e aí o reganho de peso acontece.
Uma das queixas mais frequentes apresentadas pelas mulheres que buscam por uma primeira consulta comigo é a tal: “faço a dieta certinho, mas não consigo perder peso”, se você se identifica, vou te contar o porquê isso pode estar acontecendo.
01. Você está restringindo demais a sua alimentação:
isso gera um aumento do hormônio que causa fome e reduz o hormônio que promove saciedade, aí parece que a fome não tem fim devido ao descontrole hormonal.
02. Você está exagerando no final de semana:
Na semana você segue certinho a dieta restrita e na sexta-feira à noite já começa a chutar o balde, não segue nada da dieta. Com isso, você tem um consumo de calorias excessivas e acaba compensando tudo o que não comeu durante a semana.
03. Você belisca e não percebe:
Quem faz dieta não sabe o que é comer com atenção plena. Come sem perceber pois já está habituado. As vezes o belisco podem ser várias frutas ao dia, bolhachinha de água e sal… alimentos que parecem inofensivos, porém, quando você come toda hora pode sim dificultar a sua perda de peso.
04. Você não faz exercício físico:
Precisamos gastar mais energia para atingir a perda de peso desejada.
05. Você exagera nos alimentos “fit”:
Alimentos zero, diet, light, pasta de amendoim, chocolate amargo, castanhas ou receitinhas fit, nenhum desses devem ser consumidos à vontade. Todos eles precisam ser encaixados em uma
rotina alimentar saudável, afinal, todos alimentos possuem calorias e se você exceder o consumo, terá dificuldades na perda de peso. Por isso o acompanhamento nutricional é tão importante, através dele a nutricionista te ensinará técnicas para aumentar a sua saciedade, disciplina, te ensinará combinações para acelerar o metabolismo e vai te ensinar a viver uma vida sem restrições, mas sim, com muito equilíbrio.
Stephanie Caroline dos Santos Trassi
Stephanie Caroline dos Santos Trassi - Nutricionista e Coach de emagrecimento, inscrita no CRN 8 - 9610, graduada pela Uningá em 2014. Desde então, atuando na área de emagrecimento. Fundadora da clínica Stephanie Caroline em Nova Esperança. Assina a colun