A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Obediência nunca será algo positivo


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 28/07/2020
  • Compartilhar:

Quando pensamos em respeito logo surge a ideia de obediência, como se essas duas palavras andassem sempre juntas, mas dentro da educação, tenho que te dizer que uma não anda com a outra e, muitas vezes, quando buscamos uma não poderemos ter a outra. De acordo com o dicionário, obediência significa: Ação de quem obedece, de quem é submisso, dócil. Já respeito: sentimento que leva alguém a tratar as outras pessoas com grande atenção e profunda deferência, consideração ou reverência.

Dentro da criação dos filhos a obediência muitas vezes é atingida através de punições, gritos e castigos o que resulta em medo, que por sua vez pode se tornar submissão, onde existe uma autoridade que deve ser obedecida, não se pode opinar, questionar ou tomar decisões, nessa relação, diferente do que se acredita, não existe respeito. Bom, aqui é onde, muitas vezes, muitos de vocês devem pensar “fui educado desta forma e respeito meus pais”, porém, é importante refletir sobre o que te levou a respeitar seus pais e se o respeito era uma via de mão dupla. Você se sentia respeitado pelos seus pais? Importante pontuar aqui que não estamos julgando nossos pais e nem a maneira que nos criaram, mas sim se queremos essa mesma criação para os nossos filhos, você quer obediência ou respeito?

Não estamos falando exatamente sobre os estilos parentais, mas entendam que nada que é extremo é saudável, ou seja, uma criação muito rígida não trará felicidade, assim como uma permissiva demais também não. Se ainda não conseguiu entender onde quero chegar vou te explicar, existe um equívoco muito grande quando falamos de forma positiva das crianças “obedientes”, levando em conta o seu papel submisso e dependente de comandos, muitas vezes se tornam pessoas que não sabem lidar com problemas e mudanças, necessitando sempre de uma autoridade para seguir e uma aprovação externa, precisando sempre que alguém diga como foi bom seguindo as regras, esperando uma recompensa, até mesmo podem ser bajuladores que buscam seguir as regras em busca de recompensas, para sentirem aceitos. 

Para entender se você tem buscado obediência ou respeito pense nessas frases a seguir:

1. - Pare de chorar por qualquer coisa;

2. - Eu estou mandando;

3. - Cale a boca, agora;

4. - Já chega, criança não tem que escolher.

Bom, se você já usou alguma delas, posso te dizer que nesse momento o que busca é obediência, pois o respeito sempre será uma via de mão dupla, ou seja, eu respeito o meu filho para ser respeitado por ele. Para chegar a uma relação de respeito devemos olhar para os nossos filhos com empatia e buscar tratá-los como gostaríamos de ser tradados, mas é claro, sem ser permissivos, usando dos limites quando necessário, um exemplo é a substituição das frases acima:

1. - Está tudo bem, pode chorar e quando quiser podemos conversar, estou aqui para te ajudar;

2. - Preciso da sua ajuda, poderia me ajudar com isso agora? Seria muito importante;

3. - Filho pode ficar um pouquinho em silêncio para a mamãe falar ao telefone? 

4. - Entendo que as vezes é difícil aceitar algumas, coisas, como poderíamos resolver isso, vamos fazer assim, você pode escolher esses dois. (Escolhas limitadas no lugar de obrigar a aceitar).

Percebe como é diferente? 

Pode parecer difícil mudar e buscar um equilíbrio usando a firmeza e gentileza, mas é possível e muito mais saudável, assim, podemos criar seres humanos incríveis.

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.