A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


LIDANDO COM PESSOAS...


Por: Samia Tozzo
Data: 19/07/2021
  • Compartilhar:

É cada vez mais comum ouvir no meio empresarial, principalmente entre gestores, o quanto é difícil lidar com pessoas. Já dizia Henry Ford “o problema é que cada vez que eu preciso de um par de mãos, vem sempre um ser humano junto com elas”. O que podemos fazer para descomplicar essa relação com pessoas?

Por mais que os avanços da tecnologia tenha possibilitado que as máquinas desempenhem cada vez mais funções na produção, atendimento, etc... ainda é necessário que pessoas desempenhem atividades que somente elas são capazes. Ainda que se fale de inteligência artificial, essa inteligência não se cria sozinha, não se programa sozinha... Uma pessoa precisa criar o seu algoritmo.

Realmente, lidar com pessoas não é algo fácil porque requer que olhemos para elas justamente como... PESSOAS! E muitas vezes, nas empresas, queremos que o colaborador seja como uma máquina e tenha o melhor rendimento. Mas, sabendo que máquinas e pessoas têm funcionamentos diferentes. Então como alcançar esse rendimento? A resposta está em olhar para pessoas justamente como seres que tem necessidades, sonhos, facilidades e dificuldades... Quando olhamos para o colaborador com os olhos humanos, percebendo também suas humanidades, podemos tirar o melhor dele oferecendo também o melhor para ele.

 

Nem sempre o incentivo se trata de algo financeiro (salário, comissão, bonificação...), é óbvio que é importante pois para tudo precisamos de dinheiro, porém incentivos podem ser aplicados em outras áreas. Em 2017, um estudo feito pelo consultor de carreiras Fredy Machado apontou que 90% das pessoas estão infelizes no trabalho. Dentre essas pessoas, 36,52% estão infelizes com o trabalho que realizam, enquanto 64,24% acreditam que seriam mais felizes se fizessem algo diferente. Certamente, para trabalhar com o que se gosta, existem obstáculos que nem todos conseguem superar, sejam eles relacionados à formação, investimento financeiro, entre outros. Porém, é possível tornar o trabalho atual mais prazeroso, assim como para os 36,52% que estão infelizes. Como? A solução pode ser mais simples do que se imagina: com a mudança do ambiente de trabalho. Não é preciso grandes reformas ou equipamentos, o clima organizacional influencia diretamente na satisfação no trabalho. Sabe aquele bom dia antes de chegar cobrando? Ou procurar entender através do diálogo, o que aconteceu antes de culpar alguém por alguma falha? São passos pequenos que promovem um ambiente mais agradável e emocionalmente saudável para o trabalho. Quando paramos de olhar para as pessoas como problemas e passamos a olhar como solução, fica mais fácil de simplificar essa relação. E o mais importante: o respeito é sempre a maior arma para o sucesso. A partir do momento que você respeita a limitação do outro, você também conquista o seu respeito, admiração e consideração. Uma boa relação constrói uma equipe que realmente veste a camisa da empresa, trabalha unida e ajuda a empresa crescer.

 

Samia Tozzo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.