A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Defender o Meio Ambiente é missão universal


Por: Enio Verri
Data: 05/06/2023
  • Compartilhar:

Nos últimos anos, o debate sobre o “Meio Ambiente” se tornou uma das pautas mais centrais e urgentes a nível global. Isso porque é cada vez mais preocupante perceber o resultado das nossas ações sob aquilo que temos de mais sagrado, a nossa casa, o planeta Terra.

Esse tema tem orientado e chamado atenção das organizações políticas e sociais, afinal, reúne gente de diversas classes sociais e das mais variadas posições no espectro político.

Há algumas décadas tenho em meu horizonte a preocupação com o meio ambiente que, felizmente, tornou-se universal. Acontece que neste ano – apesar de sempre ter sido sensível às defesas da causa ambiental – sinto que minha responsabilidade aumentou exponencialmente, pois, ocupo hoje a posição de comandar o lado brasileiro da principal hidrelétrica em energia limpa e renovável do mundo, a grandiosa Itaipu Binacional.

Nos últimos dias refleti muito sobre a importância de darmos cada vez mais vazão a esta que é uma das maiores discussões do século XXI, e provavelmente do milênio, que é a defesa do meio ambiente e o avanço da agenda de Adaptação Climática.

Os pactos e compromissos firmados entre os países para uma política mundial de responsabilidade com a questão ambiental são de extrema importância, representam um avanço para a nossa vida. Mas é fundamental entendermos que tudo o que está sendo feito ainda é muito distante do ideal para garantir um planeta seguro para nossos jovens e as futuras gerações.

Ao que nos diz respeito, recentemente na Itaipu, pudemos ampliar o território de atuação da empresa, de forma que agora nossas políticas de desenvolvimento social e sustentável poderão chegar aos 399 municípios do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul.

Esta mudança aconteceu após uma criteriosa análise técnica que nos fez perceber que o território que impacta no lago de Itaipu tem maior amplitude do que imaginávamos. Inclusive, vale ressaltar nossa preocupação com a vida útil do lago, que continuará gerando energia enquanto existir.

As bacias hidrográficas deste território recém delimitado são fundamentais para que possamos manter a produção de energia a partir de uma perspectiva de empresa pública. É assim que conseguimos reverter o valor da tarifa em políticas ambientais, e continuamos contribuindo com o desenvolvimento de ações e projetos que garantam condições de vida dignas e sustentáveis.

Pensando nisso, convido todos vocês para que neste 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, façam uma sincera reflexão e assumam este compromisso pessoal com o presente e futuro do nosso planeta.

O autor: 

Enio Verri é o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, ex-deputado federal e professor licenciado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). - Foto Sara Cheida/Itaipu Binacional

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.