A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Como curtir as férias com as crianças


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 07/01/2020
  • Compartilhar:

Para as crianças as férias são um período muito esperado, ficar em casa o dia todo, acordar mais tarde, poder brincar por mais tempo e o mais importante, passar mais tempo com seus pais. Porém para muitos pais as férias são um período difícil, pois as crianças são cheias de energia e buscam por atenção, coisa que muitos pais, devido a rotina de trabalho, tem dificuldades de fazer. 

É importante lembrar que as crianças por mais que pareçam estar sempre exigindo muito de nós se contentam com o simples, as vezes parece que elas nos querem o tempo todo por perto, mas isso porque muitas vezes não paramos para fornecer um tempo de qualidade a elas.

Mas o que é um tempo de qualidade?

É aquele tempo que nos dedicamos totalmente a elas, sem celular, compromissos ou afazeres domésticos. Parece difícil arranjar esse tempo, mas elas não exigem muito, se você conseguir entregar 1 hora do dia de atenção plena às crianças vai notar como faz a diferença. Mostrar que você está presente de fato no momento em que estão juntos auxilia em diversos fatores, como na criação de vínculos fortes, confiança e até mesmo na autoestima da criança, que irá se sentir amada e ouvida, como se naquele momento só existisse ela e os pais.

“Meu filho está sempre entediado, não sei mais o que fazer”. Seguem algumas dicas de atividades para as férias:

-Transforme as atividades do cotidiano em diversão: faça uma gincana divertida com as tarefas de casa;

- Faça uma sessão de cinema com a família toda;

- Apresente as brincadeiras da sua época;

- Faça uma festa do pijama em família;

- Convide a criança para ajudar na cozinha “Vamos fazer um bolo juntas? ”

- Jogue os jogos que ela gosta;

- Apresente as músicas da sua época e dancem juntas;

-Crie brinquedos com sucata;

É importante lembrar que o tédio também faz parte do desenvolvimento da criança, as vezes ela precisa do ócio. Mas essas são algumas opções para entreter os pequenos sem usar muito as telas. A criança precisa de movimento, livre expressão, espaço para usar a imaginação e a criatividade. Muitas vezes elas insistem em nos dizer que não sabem o que fazer, do que brincar, na tentativa de nos fazer participar do momento, é aí que podemos convidar a criança a usar sua imaginação e criar coisas novas.

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.