A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Cada um levará o seu próprio fardo


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 09/08/2021
  • Compartilhar:

Porque cada um levará o seu próprio fardo.

Gálatas 6:5

A verdadeira grandeza é provada em tempos difíceis. Essa é uma realidade universal e funciona perfeitamente.

As empresas pagam um salário alto para que o funcionário seja responsável pela solução de problemas difíceis e quanto maior a capacidade de resolver problemas complicados, maior é o salário do funcionário. Essa lógica está ligada à responsabilidade que o funcionário assume ao lidar com problemas complexos.

A empresa espera que o funcionário faça o trabalho sem culpar a ninguém, caso algo dê errado. O funcionário nunca deve criar desculpas para não realizar; ao contrário, deve se declarar responsável pelo fracasso, caso ele ocorra. Em resumo, se o funcionário não tiver essa grandeza de caráter, ele não é merecedor do cargo que assumiu.

Isso me faz lembrar de uma atitude nociva que o presidente da república brasileira pratica continuamente; a de culpar ministérios, governadores, prefeitos, senadores, deputados, TSE, STF, enfim, a todos os que ele pode responsabilizar, pelos fracassos que o governo dele vem sofrendo.

A inflação desgovernada não é culpa dele, é culpa dos comerciantes, governadores. O problema das vacinas não é culpa dele, é culpa da ANVISA que não aprova, as decisões ruins que o governo toma não é responsabilidade dele, é o Supremo Tribunal Federal que o impede de governar. Por fim, a possibilidade de uma derrota nas próximas eleições de 2022 tem feito com que ele grite aos quatro cantos da terra que é preciso ter voto impresso auditável, senão as eleições serão canceladas. Isso poderá render a ele a inelegibilidade, porque há um pedido de investigação em andamento que pode terminar com a interdição da candidatura dele para as próximas eleições.

A verdade sobre responsabilidade de cada um tem a ver com o texto bíblico aos Gálatas 6:5; cada um deve levar o próprio fardo. Não há como alguém crescer em nenhum aspecto da vida se nunca se considerar responsável por nada. Por trás de um divórcio, sempre existe alguém que não assume os próprios erros, alguém que sempre acha ter razão em tudo, alguém que se sente lesado o tempo todo, alguém que se considera acima da verdade e da ética. As crianças conseguem perceber quando o pai e a mãe são responsáveis. O exemplo dos pais fará com que os filhos sejam melhores pessoas.

Tudo isso é tragédia; alguém vai sofrer por causa dessas atitudes infantis. A idade adulta exige maturidade, humildade e transparência. Essas coisas nos ajudam a reconhecer os próprios erros para poder repará-los e evita-los no futuro. Os grandes líderes também falharam, mas reconheceram as falhas e lutaram para corrigi-las a tempo; isso fez deles pessoas importantes para a história.

Os covardes é que colocaram a própria culpa no lombo dos outros, isso pareceu confortável para eles, mas essa atitude nem sempre passa despercebida. Alguém vai descobrir o verdadeiro culpado. Não adianta terceirizar a culpa. Assim como o sucesso é fruto de um trabalho bem feito, a derrota também é resultado de um trabalho deficiente; ainda existe muita gente inteligente no mundo. Com o tempo a verdade é reconhecida.

Qual é o seu fardo? Ele é pesado? Entenda que Deus espera que carreguemos nossos fardos. Não devemos coloca-los nos ombros dos outros. A experiência de levar os próprios fardos é que nos dá a excelência na vida.

Que Deus lhe ajude nisso.

 

Um abraço.

Pr Carlos Roberto Lima

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.