A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Adaptação escolar


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 04/02/2020
  • Compartilhar:

O momento de incluir a criança na escola é muito difícil, tanto para ela, quanto para os pais, querendo ou não ambos estão saindo da sua rotina. Além disso, a criança entrará em contato com um universo novo, com pessoas estranhas e novas regras. Mas isso não quer dizer que não podemos facilitar esse processo, o tornando mais leve.

Para isso, vou dar algumas dicas para auxiliar nesse momento:

- Faça pesquisas, procure uma escola que trabalhe de acordo com seus ideais e desejos para educação do seu filho e que também passe segurança, é muito importante que os pais se sintam seguros quanto ao ambiente que estão inserindo seu filho;

- Apresente a escola, leve a criança antes de iniciar as aulas para conhecer o ambiente e se possível a professora;

- Crie uma rotina, antes mesmo de iniciar as aulas mude a rotina para que fique semelhante à do início das aulas, por exemplo, se a criança estudar de manhã, comece a levantar como se já tivesse aula, isso fará com que se adapte à rotina sem estranhar tanto, pois a mudança brusca de rotina, somada com a inclusão em um novo ambiente, pode gerar um grande estresse.

- Ao deixar a criança, não saia de fininho, converse com a criança deixando claro que irá embora em algum momento, pois a criança vai buscar pelos pais e quando não os ver, surgirá o sentimento de insegurança e abandono. Por isso, se despeça;

- Na hora da despedida seja amoroso, mas breve, evite trazer à tona sentimentos muito intensos, como chorar, pois, isso pode passar à criança, que ao ficar na escola lhe causará grande sofrimento, fazendo assim com que não queira ficar;

- Permita que a criança leve um objeto de apego, algo que possa lembrar de casa e dos pais, para lhe dar segurança. Ela pode até já ter um objeto querido ou vocês podem escolher juntos, pode ser qualquer coisa;

- Na resistência a ir à escola não use de trocas ou recompensas, como exemplo "se for a escola, tomamos um sorvete depois", ou "se você ficar hoje sem chorar, compramos um presente". Essas trocas não são benéficas e a criança precisa entender a importância de ir à escola.

- Na saída da aula não se atrase para buscar a criança, principalmente nos primeiros dias, se programe para chegar com antecedência.

- Faça parte das atividades escolares, como ajudar nas tarefas, ir às reuniões e questione a criança sobre seu dia na escola.

Na hora, evite a pergunta "Como foi a escola hoje?", seja criativo e pense em novas formas de questioná-la. 

Por exemplo: 

- Me ensine algo que aprendeu hoje;

- Qual foi a melhor e a pior parte do seu dia?

- Alguém te fez sorrir hoje?

- Em algum momento você teve que ter muita coragem hoje?

Ao usar essas perguntas damos espaço para a criança falar mais sobre seu dia, quando perguntamos como foi a escola, muitas vezes eles vão responder que foi legal e somente isso.

O momento de inclusão e adaptação escolar pode ser muito difícil, é importante lembrar que cada criança é única e vai reagir da sua maneira a esse momento, evite comparações e ignore os comentários alheios, acolha seu filho e facilite esse processo. 

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.