Abril Marrom: mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira
Em 2016, o Prof. Dr. Suel Abujamra, médico doutor em oftalmologia, teve a feliz ideia de promover uma campanha, chamada de Abril Marrom, que tem como objetivo, a saúde dos olhos.
A escolha do mês de abril se deve, por ser o aniversário de José Alvares de Azevedo (08 de abril de 1834), este que foi o responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braile ao Brasil. E a cor marrom porque, é a cor da íris que mais predomina entre os brasileiros.
A campanha então, visa prevenir, combater e reabilitar às diversas espécies de cegueira. Você sabia que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis?
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Brasil, têm cerca de 1,2 milhões de cegos, mas, de quatro em cada cinco desses casos, poderiam ter sido evitados. Por isso, esta campanha é tão importante.
Como em sua maioria as doenças oculares, têm evolução lenta e silenciosa, as pessoas só procuram o médico, quando a doença se encontra em estágio avançado, e aí pode ser tarde.
É de extrema importância, procurar o oftalmologista para fazer exames os necessários anualmente, não só quando adulto. Este cuidado deve começar logo na infância. Quando mais cedo for diagnostico o problema, melhor será.
As principais doenças que podem levar à cegueira são: o Glaucoma, também conhecido como o “ladrão silencioso da visão”, que não têm cura, e caracteriza-se pelo aumento da pressão interna do olho; a Retinopatia Diabética, que atinge os vasos sanguíneos da retina, provocando pequenos derrames nos olhos; a Ceratocone, que também não têm cura, ela muda a espessura e o formato da córnea, tornando-a mais fina e em forma de cone; e a Catarata, que é fruto do envelhecimento, o cristalino (lente interna do olho), fica opaca e olhar embaçado e a visão vai diminuindo gradativamente, ela é a principal causa de cegueira reversível e a Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) que afeta a mácula, a parte central da retina, levando à perda de visão central.
Então, procure o oftalmologista, uma vez por ano, agora se você tiver alguém na família com algum problema ocular, faça consultas a cada 6 meses.
A prevenção e a mudança no estilo de vida são as principais chaves para a prevenção e o combate à cegueira, por isso algumas dicas se fazem necessárias:
- Mantenha hábitos saudáveis. Tenha uma dieta saudável, inclua alimentos como cenoura, folhas verdes, ovos, frutas vermelhas, frutas cítricas, e peixes.
- A luz azul violeta emitida através dos computadores, celulares, tablets e lâmpadas de LED, são muito prejudiciais, então é bom a cada 30 minutos dê uma pausa. Aproveite e faça o seguinte exercício entre as pausas, esfregue as palmas das mãos uma na outra, por alguns segundos para esquentá-las, e com os olhos fechados, leve as palmas das mãos em forma de concha e sem apertar (aquecidas) até aos olhos, cobrindo-os, e deixe por cerca de 1 a 2 minutos.
- Se você é diabético, mantenha sempre controlada, pois se ela estiver descontrolada, pode trazer muito malefícios à sua visão, inclusive pode levar a cegueira.
- Use óculos de sol com proteção aos raios solares de boa qualidade, não use óculos piratas, a exposição prolongada aos raios solares, sem proteção pode causar cegueira.
- Use óculos de grau, quando necessário e recomendado pelo seu médico.
- Procure dormir bem, em um ambiente mais escuro possível. Se você dormir mal os seus olhos podem ficar cansados e irritados, eles podem ficar secos ou secretar lágrimas em excesso, e sua visão pode a vir ficar turva e sensível à luz.
- Não use nenhum produto que não seja aprovada oftalmologicamente, o ideal é que seja receitada pelo seu médico de confiança. Sempre procure se consultar com um oftalmologista.
Vamos todos unidos, conscientizar uns aos outros e iluminar a escuridão da cegueira.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Enfermeira Obstetra e Especialista em Fisiologia Humana
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.