A mudança
Começo este artigo com uma pergunta a você, amigo leitor: Já passou por alguma mudança?
Certamente sim. A vida é feita de mudanças, e hoje quero refletir um pouco sobre algumas delas.
A primeira e talvez mais conhecida é a mudança de casa. Existe até um ditado que diz: “Quem casa, quer casa”. Muitas vezes, quando nos casamos ou até mesmo antes disso, já começamos a sonhar com o nosso próprio lar. No início, uma casa pequena pode atender bem, mas com o passar do tempo e com a chegada dos filhos, surge a necessidade de mais espaço. É aí que vem o desejo (ou a necessidade) de mudar. Comprar uma casa maior ou reformar a que já temos é uma realidade para muitas famílias. No meu caso, antes de adquirir nossa primeira casa própria, moramos em quatro casas diferentes, todas alugadas. Essa é uma mudança fácil de compreender, pois é concreta, visível.
Mas nem todas as mudanças são assim. Muitas acontecem dentro de nós. O ser humano é uma eterna transformação. Começamos como uma simples célula, nos desenvolvemos no ventre materno, quentinhos, protegidos, alimentados. Após nove meses, somos “forçados” a mudar para um ambiente novo: o mundo exterior. Dali em diante, passamos por muitas fases, seguindo pela infância, juventude, vida adulta e velhice. Cada uma com seus próprios desafios e descobertas. E, ao fim, há a maior de todas as mudanças: a passagem da vida para a eternidade. Como está escrito em Gênesis 3,19: “Você comerá o pão com o suor do teu rosto, até que volte à terra, pois dela foste tirado. Você é pó, e ao pó voltará.”
Outro tipo de mudança comum em nossa vida são as mudanças de humor. Em um dia estamos alegres, em outro, tristes. No último final de semana, por exemplo, estive muito emocionado. Trabalhei no almoço da Festa do Padroeiro da nossa Igreja, algo que já fiz muitas vezes ao lado da minha esposa, com quem eu coordenava tudo. Nesse ano, mais uma vez ela não estava ao meu lado. Isso mexeu muito comigo. É mais uma mudança daquelas que o tempo nos impõe.
Na vida profissional, também passamos por altos e baixos. Podemos estar empregados hoje e desempregados amanhã. Ou o contrário. Essas mudanças também influenciam em nossa vida financeira. E tudo isso faz parte da nossa caminhada de aprendizado material, emocional e espiritual.
O importante é mantermos a esperança. Ter fé, foco e decisão. A vida nem sempre segue uma linha reta. Às vezes, um obstáculo nos obriga a mudar de rota. Como numa estrada bloqueada por uma ponte caída ou ainda um acidente grave. Podemos esperar a liberação ou buscar novos caminhos. Às vezes mais longo, mas mais seguro e eficaz.
Assim é a vida: feita de caminhos, escolhas e mudanças. Podemos mudar quase tudo, menos a morte. Esta é certa. Mas até lá, podemos e devemos escolher os melhores caminhos para seguir.
Mudanças, mudanças e mudanças em nossa vida ocorrem todos os dias e nos ajudam a ter sempre a esperança de uma vida melhor.
Agradeço mais uma vez aos meus caros leitores e convido, a compartilhar esse artigo com seus amigos. Caso tenham alguma crítica, peço que façam em minhas redes sociais ou do Jornal Noroeste.