A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


A importância do afeto


Por: Luiza Graziela Santos Dias
Data: 13/08/2019
  • Compartilhar:

Toda criança precisa se sentir importante e que tem pais que se preocupam com as suas necessidades, sejam elas necessidades físicas ou emocionais. O problema é que muitas vezes quando a criança é pequena os pais dão muita atenção as necessidades básicas e esquecem que mesmo sendo pequena a criança precisa lidar com diversas emoções. E assim elas vivem rodeadas de bens materiais, como roupas e brinquedos modernos, mas falta afeto, calor humano e carinho.

Mas não culpemos os pais, que na busca de qualidade de vida esquecem de coisas simples, como perguntar como foi o dia da criança, como ela se sente ou de passar alguns minutos brincando com ela. Os pais, muitas vezes se veem obrigados a trabalhar em horários que, inevitavelmente, não lhes permitem estar com seus filhos como gostariam, e essa falta de tempo leva os pais a acreditar que essa falta pode ser preenchida com objetos materiais.

Porém, o afeto é vital para o desenvolvimento emocional de uma criança, para que cresça feliz e psicologicamente saudável. Sem essa segurança emocional a criança pode não se sentir parte da família crescendo com um grande vazio que pode trazer diversas conseqüências.

Essas consequências podem ser:

• Dificuldades na escola: este é o segundo lugar no qual a criança cresce e passa mais tempo e muito do que se vivencia em casa vem para a sala de aula também. Sendo assim, se a criança não consegue se sentir segura emocionalmente em casa, na escola terá repercussões negativas, como dificuldades de aprendizado, dificuldade de relacionamento, mau comportamento e agressividade.

• Transtornos alimentares: as nossas emoções influenciam diretamente na nossa alimentação, sendo assim, sem segurança emocional a criança pode desenvolver distúrbios alimentares, para suprir essa insegurança.

• Depressões, ansiedade e baixa autoestima: a falta de segurança ou confiança em si mesma pode levá-la a sofrer depressões e estados de ansiedade que dificultem a sua vida diária e os relacionamentos interpessoais que possa ter.

Qualquer criança pode sofrer abandono emocional na sua vida. Por isso é importante que olhemos para as crianças como mais atenção e para suprir a falta de tempo reserve alguns minutos do dia para demonstrar a criança como ela é importante, faça com quem o pouco tempo que passa com ela seja de grande valor e de qualidade, as crianças não pedem muito de nós.

Luiza Graziela Santos Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.