A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


‘’A coragem de ser imperfeito’: você precisa entender que ser vulnerável também é ser forte


Por: Juliani Bruna Leite Silva
Data: 18/09/2020
  • Compartilhar:

Você já perdeu oportunidades por puro medo? Já se privou de viver experiências por falta de coragem? Desistiu de tomar decisões importantes por receio de críticas? Deixou de se expor por vergonha e/ou pela aflição de se sentir vulnerável? Se a resposta é sim para pelo menos uma dessas perguntas, está na hora de você ler ‘’A coragem de ser imperfeito’’!

Para discorrer sobre a obra é necessário antes, falar sobre Brené Brown, a autora do livro: ela é Ph.D em serviços sociais, professora e pesquisadora da Universidade de Houston, escritora, palestrante e por vinte anos, Brené se dedicou ao estudo acerca da coragem, empatia, vergonha e vulnerabilidade. O livro em questão conta com um grande diferencial que consiste em ter uma base científica, a escritora destaca os resultados de suas pesquisas ao longo do escrito e nos capítulos finais, é possível encontrar informações atinentes aos dados obtidos. 

Diferentemente daquilo que se imagina sobre ser vulnerável, para a autora a vulnerabilidade não significa fragilidade, tem a ver, na verdade, com a forma em lidar com a incerteza e com o medo, bem como, aceitar os riscos que são postos diariamente em nossas vivências. Em outras palavras, apesar de o seio social exigir a todo momento uma certa perfeição dos indivíduos, é necessário entendermos que a imperfeição é totalmente normal e aqui eu ouso dizer que é também, necessária. O próprio ser humano tem em sua essência, os contornos da imperfeição. Nós somos seres humanos e somos, por consequência, imperfeitos. 

A autora passa por diversos temas e faz abordagens interessantes, como: a cultura de não ser bom o bastante, o combate a vergonha, a falta de motivação e a importância da ousadia. O que Brown busca atestar é que apesar de sermos imperfeitos e sentirmos receio, não podemos deixar a imperfeição e o medo nós paralisarem, devemos abraçar a nossa vulnerabilidade, um elemento que tem tamanha relevância em nossas vidas, muito mais do que podemos imaginar, inclusive. A mensagem do livro é que ao invés de fugirmos de situações amedrontadoras e corrermos dos riscos, precisamos encarar as imprecisões da vida e se caso falharmos, ao menos a falha terá como parceira a ousadia. 

‘’ Ser ‘’perfeito’’ e ‘’à prova de bala’’ são conceitos bastante sedutores, mas que não existem na realidade humana. Devemos respirar fundo e entrar na arena, qualquer que seja ela [...]. Em vez de nos sentarmos à beira do caminho e vivermos de julgamentos e críticas, nós devemos ousar aparecer e deixar que nos vejam. Isso é vulnerabilidade. Isso é a coragem de ser imperfeito. Isso é viver com ousadia’’ – Brené Brown. 

Dica: Brené Brown também faz parte de um documentário muito válido da Netflix, chamado ‘’the Call to Courage’’. Recomendo vivamente. 

Juliani Bruna Leite Silva

Artigos relacionados a coluna Direito e Literatura


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.