A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Você é o que está em sua mente...


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 11/11/2021
  • Compartilhar:

O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

Lucas 6:45

 

Nos dias de hoje, existe muita gente colocando vídeo na internet com o objetivo de conseguir seguidores e, aqueles que conseguem, tentam descobrir o assunto que o povo quer ouvir. Esse é um procedimento natural para quem influencia pessoas e está tudo bem. Quem deve ter critério em filtrar essas mensagens é o ouvinte e, no nosso caso, o leitor.

Tendo dito isso, vamos meditar no assunto de hoje. Porque somos o que está em nossa mente? Porque só podemos oferecer aquilo que temos. Como alguém terá o bem para oferecer se tem a mente cheia do mal?

Então é preciso ter critério para assistir algo, ler algo, ouvir algo. Como você já sabe, as músicas que fazem mais sucesso falam de sexo irresponsável, sofrência, comemoração da desgraça, menção ao abuso sexual, adultério, entre outras coisas ruins que estão destruindo a inteligência das pessoas, a estabilidade moral da nossa geração.

E daí vem a grande pergunta; como esperar dias melhores se a mente do nosso povo está cheia desse tipo de sentimento e conceitos perigosos? Da boca pra fora a pessoa não confessa que concorda com essas coisas, mas a mente se enche desses assuntos lixo o tempo todo.

Deve ser por esse motivo que ficou complicado oferecer boa educação moral para os filhos; os jovens, muitas vezes são liberados para namorar pela madrugada a fora. Muitas vezes os pais nem sabem com quem estão se envolvendo, nem procuram saber o que fazem nesses horários avançados, mas o caráter já está cimentado nos conceitos errados que a mente tem recebido na maior parte do dia.

O que falamos aqui, até agora, é só de música, mas os vídeos que mais views possuem, também são tendenciosos. Os youtubers e influenciadores de outras plataformas digitais que mais seguidores tem, em sua maioria, falam de conceitos distorcidos sobre os mesmos assuntos que já citamos até aqui. Alguns incitam o ódio, a vingança e o mau trato com as pessoas.

Pouca gente tem o interesse de contribuir com a verdadeira educação e os bons princípios; talvez, a essas alturas da vida, nem os leitores e seguidores tenham interesse nesse tipo de conteúdo, mas a vida continua. O que gostaríamos de colher a curto, médio e longo prazo?

É preciso julgar o conteúdo que estamos colocando na mente. Para ter o que ensinar a filhos e netos, não vai dar para ter na mente só o que as pessoas falam; é preciso aprender com Deus. É preciso estudar sobre o que Deus ensina sobre todos os assuntos importantes que as músicas, vídeos e artigos expõem de forma tendenciosa.

Não queremos julgar os produtores de conteúdo obsceno da mídia; eles precisam sobreviver e, se estão ganhando dinheiro produzindo porcaria, é porque as pessoas estão querendo porcaria, mas você que tem família precisa ter capacidade de julgamento. Seus filhos e netos precisam ter um futuro melhor; como isso será possível se a mente deles estiver cheia de pensamentos viciados e destrutivos?

É aqui que chegamos a um impasse. Não será possível mudar a tendência do mundo para o erro; os vídeos, artigos jornalísticos e música continuarão sendo produzidos e isso não pode ser alterado pela minha forma de pensar. Como poderemos ter bons conceitos em nossa mente, mesmo que a maioria das pessoas gostem do que é errado?

Só Jesus! Só Ele pode dar o rumo certo. Quando Ele nos prometeu a vida eterna, não foi desse tipo de vida que nosso mundo tem levado que ele tinha em mente. Jesus sempre nos dará a vida que a Bíblia ensina. A maioria das pessoas será destruída porque não quer saber o que é importante para Deus.

“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. 2 Pedro 3:10

Veja que a Bíblia é clara ao afirmar que precisamos nos converter para os ensinos que ela apresenta. Porque Deus vai destruir o mundo? Porque Ele deu inteligência a todas as pessoas que habitam no mundo. Se escolhem para si o que não deve, é porque desprezam a salvação de Deus. Então, escolhem ser destruídos.

Você precisa estudar a Bíblia para aprender a viver melhor e julgar melhor o que acontece ao nosso redor. Só assim será possível melhorar a própria vida, a família e esperar dias melhores. Como dizia Albert Einstein; “É estupidez continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

Não posso orientar o resto do mundo, mas posso orientar minha família. É para esse fim que a Bíblia existe. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16,17”.

Que Deus lhe dê discernimento espiritual. É necessário, útil e Ele dá a todos que O pedirem.

Um abraço.

 

 

 

 

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.