A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Terreiro que não tem galo, quem canta é frango e franguinha...


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 05/04/2019
  • Compartilhar:

A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe. Provérbios 29:15

O título desta coluna é baseado numa música de Tião Carreiro e Pardinho, a qual critica a falta de respeito por parte das crianças nos dias atuais. Graças a Deus temos exceções, mas tem sido desafiador ensinar o caminho certo para as nossas crianças.

Temos ouvido o clamor dos professores e professoras, que suportam com muita paciência o desrespeito e, às vezes, também apanham de alunos. É triste ler isso, mas, se fizermos nosso dever em casa, a carga dos professores fica mais leve ao ensinar a parte acadêmica para os nossos filhos.

O texto bíblico que lemos acima fala de algo muito sério. A falta de disciplina na educação. Não é correto deixar as crianças decidirem o que querem. Um clamor muito recorrente entre as famílias, é que os pais trabalham o dia todo e não querem ser autoritários com os filhos à noite, o único horário que têm com eles. Então, as crianças demonstram falta de respeito e ninguém repreende. Dizem palavrões e ninguém corrige. Às vezes, batem nos pais e, ninguém diz nada.

Temos acompanhado casos de pais que nunca foram às reuniões de pais e mestres da escola onde os filhos estudam. Eles fazem isso sem pensar nas consequências. É o momento de acompanhar o desempenho das crianças.

O sofrimento fica agudo na adolescência dos filhos. Ali, onde não houve autoridade em casa, os filhos são os donos da situação. É quando alguns deles começam a fumar, beber, ter vida sexual ativa e sair com amigos e amigas. Nesse tempo, alguns pais percebem que é tarde para exigir obediência. Os adolescentes são pessoas carentes de direção. Eles sabem que não devem mandar em casa.

Os pais devem crer no poder que Deus lhes deu para ensinar, cobrar, exigir, prestar contas com os filhos, repreender, corrigir e, se preciso, castigar os filhos que se recusam a aprender aos princípios que são transmitidos em casa.

Deus, o mesmo que orienta os conselhos do texto bíblico acima, há de lhe fortalecer no exercício de educar seus filhos. 

Um abraço!

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.