A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Primeiro pense, depois fale


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 07/01/2021
  • Compartilhar:

Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno. Mateus 5:37

Não me leve a mal; não sou comentarista político e nem tenho predileção por esse assunto. Exerço o meu dever como cidadão votando, pagando impostos e respeitando as instituições e sei que, como brasileiros devemos ter esse cuidado.

Todavia, por causa de uma notícia que acompanhei na CBN¹, resolvi redigir essas poucas linhas. A notícia em questão fazia menção à fala do Presidente da República com um manifestante, na qual o mesmo garantiu que o Brasil está quebrado, sendo ele (o presidente) impedido de trabalhar algumas questões, em função dessa “quebradeira”.

Imediatamente, o mercado financeiro reagiu, comentaristas políticos começaram a debater a possível condição financeira do país e, inclusive, o ministro Paulo Guedes teve que interromper as férias para estar presente em uma reunião onde discutiriam a fala do presidente e a repercussão que a mesma ocasionou.

Obviamente não posso me aprofundar na continuação dessa história, até mesmo porque outros profissionais já estão trabalhando nesse assunto, mas quero extrair uma lição desse acontecimento.

Existe um pensamento de autor desconhecido que diz o seguinte:” Três regras: não prometa nada quando estiver feliz; não responda nada quando estiver irritado; não decida nada quando estiver triste.” ²

Essa deve ser uma prática permanente em nossa vida. Depois que as palavras são ditas, nem sempre é possível contornar os problemas que elas causam. O cuidado com as palavras é um traço do cristianismo que deve ser cultivado para o bem de nossa família, a alegria das pessoas que amamos e o prestígio de nossa imagem perante aqueles que dependem de nós e contam com nossa participação.

Depois que algo errado saiu de nossa boca, não há volta.

Grande é Jesus, nosso mestre, que ensinou o dizer “sim, sim”, “não, não”. O exemplo que devemos seguir é o DELE. Você tenha isso como regra de vida. Nunca fale demais. Nunca comente o que não é importante. Nunca diga algo que não pode sustentar. Nunca amaldiçoe; talvez tenha que se arrepender depois.

Não nos quebramos ainda; Jesus nos perdoa e nos capacita para começar de novo.

Um abraço

Pr. Carlos Roberto Lima

¹https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/327940/o-presidente-errou-o-brasil-nao-estaquebrado.

htm

²https://www.pensador.com/frase/MTExMzc3NA/

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.