Força para enfrentar os dias maus.
Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
Salmos 145:18
Já nos adaptamos a responder “tudo bem” quando nos perguntam “como vai?”. E muitas vezes nem estamos bem como dizemos. A grande verdade é que ninguém gostaria de responder diferente de “tudo bem” e muito menos alguém estaria com disposição para ouvir “estou mal” ao ouvir o “como vai?”.
As conveniências sociais sempre são rasas. O profundo da nossa alma é que mostra a nossa realidade. Sempre viveremos um problema. Essa é uma lei da vida. As lutas vêm e é necessária a força moral e a persistência para atravessar as dificuldades e, nesse particular, os derrotados são aqueles que perdem a força para lutar.
Ainda ontem eu tentava ajudar alguém que estava num relacionamento onde o cônjuge não gostava de lutar; deixava os problemas todos para a esposa resolver. A mulher, esgotada, depressiva e sem esperança me perguntava o que deveria fazer com a vida.
Esse é um triste retrato da luta que muitas pessoas vivem. Sem motivação é complicado prosseguir, mas para viver é preciso se motivar. É preciso acreditar que os problemas serão resolvidos assim que lutarmos com nossa melhor dedicação.
É aí que entra em campo algo maravilhoso; a fé.
A fé complementa nossos esforços. Depois que fizermos tudo o que pudermos para vencer as dificuldades, esperaremos o agir de Deus. Com todo respeito àqueles que não acreditam no poder de Deus, é na nossa fraqueza que Deus se revela Todo-poderoso.
É quando somos fracos que somos fortes, não em nossos recursos ou sabedoria, mas na providência de Deus. A fé é um grande patrimônio e funciona sempre. Para sermos recompensados em nossa fé, é preciso entender que não temos mais a quem recorrer, a não ser a Deus. Isso significa que estamos lutando, mas não sabemos ainda como vai terminar a nossa provação.
De nossa parte sabemos que nada podemos, mas continuamos aguardando o agir de Deus. É nesse momento que, de forma inesperada, Deus providencia uma saída do beco em que nos encontramos.
Deus está sempre perto das pessoas que O invocam. Façamos isso; invoquemos, em nossas orações, a intervenção de nosso Deus. Creiamos que Ele está vivo e, como nuvens passageiras, veremos os problemas se derreterem diante da força de nossa fé e da providência de Deus.
Não creio muito em autoajuda. Creio que o segredo do sucesso é a união do poder de Deus com o esforço humano.