A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O conto de quem somos nós?


Por: Fabi Torres
Data: 07/11/2022
  • Compartilhar:

Com uma frase de ''Doutor Estranho'' "Quem é você neste vasto multiverso?"

Dou início…

 O conto de José Saramago (1922) é sobre nós mesmos e sobre quem somos nós, "O Conto Da Ilha Desconhecida" é uma autodescoberta.

 Leve e metafórico, com diálogos implícitos e, às vezes, cômicos, Saramago nos leva a refletir sobre a vida e sobre como a vemos/levamos, onde o nosso "eu" interior é muito importante.

Haemin Sunim diz que "quando você está triste, o mundo está triste, quando você está feliz, o mundo está feliz", é exatamente isso que Saramago nos faz refletir, o nosso estado atual, sobre quem nós somos agora? E como vemos o nosso momento atual, porém, só podemos responder isso quando sairmos de nós mesmos, ou seja, para eu saber quem eu sou neste minuto agora, eu terei que esperar o minuto seguinte para saber quem eu era/fui.

 Suas metáforas nos fazem refletir e pensar sobre o tempo, a vida, o caminho, a escolha, etc. Saramago deixa que cada leitor interprete o seu recado de uma forma diferente, mas totalmente especial.

 A ilha desconhecida é inabitada e, completamente, única, assim como cada momento de nossa vida, pois não sabemos como o minuto seguinte vai ser ou como o próximo dia vai ser.

 "Todo homem é uma ilha, é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós, se não saímos de nós próprios…”.

 Que ilha desconhecida é você?

Saramago é ensinamento de vida, vale a pena ler!

Fabi Torres


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.