A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Enem: a avaliação que garante vaga para o futuro profissional


Por: Fabi Torres
Data: 16/05/2022
  • Compartilhar:

Foram abertas as inscrições para a prova mais temida e aguardada pelos estudantes do ensino médio, principalmente, terceiros anos, que se bem feita, garante vaga em uma universidade estadual, federal ou particular, vai do esforço do aluno, que tem de se preparar desde o primeiro ano do ensino médio, mas quem quer fazer o Enem e está sem estudar pode começar a agora, porque as exigências que esta avaliação pede aos alunos é muito grande.

É preciso muita concentração e dedicação para se efetuar esta prova, já que são pedidas muitas competências, e estas vem sendo cobradas em alto nível pelo MEC, porém com uma rotina de estudos e resolução de provas anteriores já aplicadas, há chances de aprovação. Junto com o Enem vêm os programas do governo federal que ajudam a entrar em uma universidade, que são: FIES, PROUNI e SISU, ajudando minorias na trajetória acadêmica, tornando-a igualitária.

Nos dois ultimos anos, a prova foi “prejudicada” pela pandemia de covid-19, com muitas ausências por parte dos inscritos que por medo e prevenção, não foram realizar a avaliação, mas este não foi o único motivo, já que os alunos de escolas públicas foram os maiores prejudicados com o ensino remoto, se sentindo despreparados para fazer o Enem, visto que não tinham o mesmo suporte que os de escola privada.

Já no ano de 2022 poderá ocorrer uma grande participação juvenil na prova, pois com a vacinação da covid-19, os jovens se sentem mais protegidos para realizá-la, isso também está sendo combinado com a volta às aulas presenciais, que contribuem para um melhor aprendizado dos inscritos, ajudando eles a sanar as dúvidas sobre quaisquer matérias.

Esta avaliação é de extrema importância, para o aluno e para o governo, já que ela é utilizada para “medir” o nível de aprendizado que os alunos têm ao sair do ensino médio, mas sua principal função é abrir portas das universidades para diversas pessoas que sonham com o diploma e uma vaga na universidade.

Portanto, aproveitar ao máximo para estudar e se dedicar ao seu futuro é primordial, utilizar essa oportunidade que é ofertada para ser uma alavanca em sua carreira é importante, a pressão é grande, porém é preciso manter a calma, porque maior ainda são seus sonhos que precisam ser realizados, basta você correr atrás.   

Fabi Torres


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.