A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Construção a Seco


Por: Mari Bulgareli
Data: 21/10/2021
  • Compartilhar:

As técnicas de construção a seco vêm ganhando espaço no mercado brasileiro, pois já são muito usadas em países no exterior.  O consumo de chapas utilizadas para esta técnica cresceu quase trinta vezes na última década no Brasil, de acordo Associação Brasileira de Drywall, confirmando o aumento de procura nesse tipo de construção.

 

A construção a seco ou sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) é um sistema construtivo que dispensa o uso da água no processo construtivo, dispensando o uso do cimento e argamassa.

 

Em uma construção a seco o uso de água é restrito à fundação e por ser uma estrutura leve sua fundação é rasa por isso necessita de menos concreto.

 

Existem várias tipologias de construção a seco, como as placas de gesso, parede dupla de concreto, Steel Frame, Wood Frame e Painéis de EPS.

 

Vamos ver quatro principais tipos de construção a seco:

 

Drywall

O sistema Drywall, são montadas sobre uma estrutura de aço, cobertas de papel cartonado, que podem ter diferentes espessuras, dependendo da aplicação. As paredes normalmente são compostas de duas placas de gesso, que garantem bom isolamento térmico e acústico.

O isolamento pode ser ainda mais eficiente, com o uso de enchimento de mantas isolantes, apresentando função de vedação e de acabamento.

 

Steel Frame

Perfis de aço galvanizado são conformados a frio e montados para serem usados como esqueleto estrutural do imóvel. As estruturas são montadas sobre uma fundação utilizando chumbadores.

Como a estrutura em aço é mais leve que em alvenaria, a fundação também é simplificada. O acabamento pode ser feito com diversos materiais, como Drywall ou forros de madeira.

 

Wood Frame

O sistema é o mesmo método do Steel Frame, porém na parte da estrutura utiliza os perfis de madeira de reflorestamento e placas estruturais. A madeira deve ser tratada com antifúngico.

 

Painéis de EPS

O Poliestireno Expandido (EPS) é um plástico celular rígido, possuem menor densidade e maior quantidade de ar em seu interior. Eles garantem boa resistência, baixo peso e são excelentes isolantes térmicos.

 

Vantagens desse Método

 

Sustentabilidade

A construção a seco é mais sustentável, pois reduz o consumo de água e produz menos resíduos. Os materiais utilizados podem ser reciclados. Contribui para a eficiência energética do imóvel porque faz com que ele se mantenha naturalmente mais fresco no verão e mais quente no inverno.

Construção mais rápida

Reduz o tempo de construção em até 70%, porque elimina as etapas de aplicação e secagem dos materiais tradicionais. O ganho de tempo gera economia e maior rentabilidade nos projetos.

 

Segurança

Os materiais adequados permitem o atendimento às normas e aos padrões de segurança, e apresentarem resistência através do uso de alta tecnologia no processo de fabricação.

 

Praticidade nas Manutenções

Quando for necessária alguma manutenção, a área afetada pode ser substituída de maneira simples e prática, sem a necessidade de quebrar paredes. Tubulações, encanamentos e instalações elétricas podem ser acessados e reparados com mais facilidade.

Desvantagens

 

Cultura

O Brasil ainda apresenta um problema cultural com o sistema, apresenta uma forte tradição com as construções convencionais. Mas a construção a seco vem crescendo cada dia mais pois como é um sistema extremamente resistente e seguro é utilizado em vários países do mundo.

 

Financiamento Bancário

Não são todos os bancos que aceitam financiamento nesta modalidade de sistema construtivo.

 

Falta de mão de obra qualificada

O número de empresas que buscam se especializar nestes sistemas vem crescendo bastante nos últimos dois anos, mas ainda é considerado escasso em algumas regiões.

construção a seco deve prosseguir crescendo no Brasil e no mundo. Sua praticidade e sustentabilidade devem continuar atraindo novos consumidores.

 

Mari Bulgareli


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.