A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


7 Ideias para construir de forma sustentável


Por: Mari Bulgareli
Data: 06/03/2020
  • Compartilhar:

Exercer atitudes conscientes no dia a dia, são alguns dos pré-requisitos para uma construção ser considerada sustentável.

Em conformidade com as recomendações do Worldwatch Institute, o setor da construção é responsável por:

• 40% do consumo de pedras e areia;

• 40% de utilização da energia;

• 16% do gasto de água;

• 25% da retirada de madeira.

Devido a esses números elevados, a formação do conceito de sustentabilidade consiste na otimização de padrões que proporcionam à construção civil apresentar resultados e iniciativas para combater os problemas ambientais.

As pesquisas indicam que os edifícios ecológicos reduzem de 50% a 80% o consumo de energia em relação às construções convencionais.

Algumas vantagens de construir sustentável: preservação da natureza, valorização do patrimônio imobiliário, fim das preocupações com racionamentos e reajustes nas tarifas de energia elétrica e água.

As casas e imóveis podem ser construídas de forma ecologicamente corretas, veja algumas práticas que você pode utilizar na hora de projetar e construir de maneira sustentável, como o uso de:  

- Placas solar – aquecimento da água através da energia solar, para uso no chuveiro e torneiras com água quente.

- Placas fotovoltaicas – emprega placas especiais para captar energia solar, pode ser usada para aquecer a água para o banho, para ligar a geladeira, o micro-ondas, a iluminação da casa e outros eletrodomésticos.

- Cisterna – um bom sistema de captação permite coletar a chuva para o reaproveitamento na irrigação do jardim, indica-se instalar uma cisterna próxima à lavanderia e estocar a água ensaboada despejada pela máquina de lavar, que pode ser usada na limpeza dos pisos e para dar a descarga no vaso sanitário.

 - Telhado Verde –  regula a temperatura e umidade, melhora a qualidade do ar e apresenta propriedades acústicas, aproveitar a cobertura verde para relaxar e desfrutar de momentos de bem-estar.

- Lâmpadas LED – ecologicamente corretas, tem maior durabilidade e evitam o superaquecimento. Para reduzir a necessidade de acender lâmpadas de dia, arquitetos optam cada vez mais por construções com janelas amplas, pés-direitos altos e grandes vãos, tirando proveito da luminosidade natural.

- Jardim vertical – que possibilita o conforto ambiental naturalmente, regula a temperatura e a umidade e melhora a qualidade do ar.

- Hortas orgânicas – com produção de alimentos para o consumo próprio.

Esses são alguns dos itens, mas tem muitos outros que podemos usar nos projetos da uma casa ou imóvel.

Por isso, tudo deve ser pensado minuciosamente e com calma, desde o projeto inicial até a elaboração da planta da casa ou fachadas.

Pequenas atitudes e ideias no projeto, podem ajudar e fazer diferença no final das contas, e é um investimento que se paga com o decorrer do tempo, trazendo muito mais economia para o morador, ajudando a melhorar e preservar o meio ambiente.

Mari Bulgareli


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.