A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


7 Ideias de Decoração Sustentável para você usar na sua casa


Por: Mari Bulgareli
Data: 18/11/2021
  • Compartilhar:

Tanto os arquitetos quanto os clientes estão cada vez mais conscientes de que escolher um mobiliário sustentável é uma opção mais viável do que qualquer outra.

Para uma decoração sustentável partimos do conceito dos 3 R’s que é reduzir, reutilizar e reciclar visando recuperar a natureza com baixo impacto ambiental, possibilitando uma melhor qualidade de vida para todos.

Reduzir custos, reutilizar e reciclar materiais dando a eles novas formas de uso e de decoração sustentável, é um dos primeiros passos para ter um ambiente verde, gerando cada vez mais economia e benefícios para a natureza.

É possível reaproveitar objetos de diferentes formas para fazer uma decoração sustentável. Uma pequena mudança já é suficiente para ter um resultado incrível. Por isso mesmo, vamos dar aqui várias dicas para que você mesmo faça peças de decoração sustentável.

·      Carretel Industrial – Eles podem dar belíssimos banquinhos. Pinte a base na sua cor preferida ou em uma cor neutra como o branco e aproveite a parte superior, que vai servir de acento e decore com papel de parede colorido, de poás ou a estampa de sua preferência.

·      Escada – pode servir como um lindo objeto de decoração sustentável. Com uma boa pintura transforme-a em prateleira para colocar no quarto e pendurar bichos de pelúcia.

·      Garrafas de vidro –Aproveite a garrafa de vidro, você pode usar como objeto de decoração sustentável em sua forma natural, ou então pintar e colar gravuras para que combine com o restante do ambiente.

·      Pallets – Pallets de madeira usados para armazenar objetos grandes e pesados. Pinte a pallet e coloque um tampo de vidro ou mármore, você terá uma bela mesa de centro. Uma alternativa é deixá-lo como base e colocar futtons em cima para transformar em um sofá.

·      Caixotes de feira – Os caixotes funcionam muito bem na decoração. Pinte na cor da sua preferência, ou que combine com o restante da decoração da casa e eles podem virar prateleiras, porta-livros, ou no banheiro como suporte para toalhas.

·      Aro de bicicleta – Pode se transformar em uma luminária diferente. Use o aro como base e passe o fio da lâmpada no meio do aro.

·      Discos de vinil – viram um lindo relógio de parede. Para formar os 12 números do relógio você pode usar vários objetos como pedaços de metal ou madeira.

Em muitos brechós e bazares, você pode encontrar móveis, telefones, vitrolas ou eletrodomésticos antigos que vão dar um toque especial para a sua decoração. Assim, você evita comprar novos objetos feitos de materiais que agridem o meio ambiente.

Mas, caso você prefira comprar os novos, aposte na compra consciente e sustentável. Ao comprar um móvel de madeira, dê preferência às marcas que utilizam madeiras certificadas, de demolição ou de reflorestamento.

Outra opção é utilizar materiais sustentáveis, como fibra natural. Para cortinas, almofadas e demais tipos de estofado, prefira os tecidos naturais, como o algodão ou linho.

Na hora de pintar a casa, lembre-se também de escolher uma tinta ecológica, como aquelas feitas à base de terra ou com cal e utilizar cores claras.

Você também pode substituir materiais e ficar atento na hora das compras. Em vez de materiais de plástico, prefira os biodegradáveis e com menor impacto ambiental.

Contrate um profissional na área de sustentabilidade para te ajudar a escolher os materiais exatos

Evite comprar móveis e objetos de decoração por apenas comprar. Este é o momento de ter consciência das suas escolhas e apostar em lojas mais conscientes e em pequenos produtores.

Trazendo assim uma decoração para seu ambiente, que esteja alinhadas com o conceito de sustentabilidade. Assim o meio ambiente agradece e você consegue proporcionar bem-estar aos moradores. 

Mari Bulgareli


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.