A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Por que temos crises de ansiedade?


Por: Simony Ornellas Thomazini
Data: 19/06/2020
  • Compartilhar:

A ansiedade é o mal estar de nossa época, e, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Atualmente, há um estudo realizado pela UFRJ revelando um aumento de 71% nas crises de ansiedade durante a pandemia.

Mas, o que seria ansiedade? Como ela se origina?

A ansiedade surge através de um conflito mental. Ela se manifesta quando nos damos conta de que não conseguimos possuir tudo aquilo que queremos ter ou ainda, que não somos tudo aquilo que queremos ser. E sobre isso, lembro-me de Humberto Gessinger que diz o seguinte: “A ilusão de que se pode ter tudo é um passaporte para a angústia”. E angústia é outro nome dado para a ansiedade. 

Essa ansiedade é o reflexo de muitas expectativas e idealizações em que o sujeito não consegue gerenciar, além da intolerância à frustração. Ou seja, a pessoa passa a projetar suas expectativas em algo ou em alguém, e, quando não acontece da maneira esperada, ocorre a frustração, podendo desencadear uma crise de ansiedade. 

É importante ressaltar que a ansiedade não é apenas o fato de reconhecer que não possuímos o que queremos. Mas, também não saber o que queremos. Ela pode advir dessa confusão em não conseguir identificar o que se deseja. É aquela sensação de que há algo faltando ou sobrando, mas não se sabe bem ao certo o que é. É justamente por isso que o sujeito se vê perturbado, pois ele não sabe reconhecer o que é, uma vez que se trata de algo inconsciente. 

As pessoas com as quais interagimos também pode nos influenciar em relação à ansiedade, desde que com nossa autorização. Por exemplo: quando nos sentimos presos às demandas alheias, isto é, quando precisamos responder ao tempo do outro, com isso, podemos desenvolver episódios de ansiedade. Por que se torna tão difícil deixar o outro esperar? Por que não conseguimos dizer não?  Será que tememos perder o amor do outro?  Perder o reconhecimento? O que isso diz sobre quem somos?

Muitas vezes também, ficamos ansiosos simplesmente porque ao nosso redor existem pessoas ansiosas. Essa ansiedade que o outro manifesta acaba se tornando um gatilho para que a nossa aconteça. E assim, há uma contaminação em massa. 

A ansiedade prova que não conseguimos controlar o mundo ao nosso redor e o nosso desejo, por mais que tentemos. O que podemos fazer é escutar o que ela diz. 

É necessário dar tempo e espaço para que a ansiedade possa advir e esse desconforto possa ser manifestado em palavras. Quando não se consegue nomear aquilo que sentimos, o processo se torna ainda mais doloroso e difícil.  Colocar esse sentimento em palavras para poder distinguir um desconforto do outro, é de extrema importância, uma vez que cada ansiedade é diferente. Você pode passar por várias num só dia, por exemplo. 

Por essa razão é necessário que se fale a respeito e também possa se ouvir dizendo, para assim poder encontrar algum destino a esse mal estar que tanto causa sofrimento. 

Só existe um meio pelo qual a ansiedade pode ser desvendada: através das palavras. 

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.