Polícia Federal deflagra Operação para combater o contrabando e venda ilegal de cigarros estrangeiros
Na ação, foram apreendidas 346 caixas de cigarros de origem estrangeira
A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira (16) a Operação Enfisema, com o objetivo de combater possível prática do crime de contrabando e venda ilegal de cigarros, no Rio Grande do Sul. Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, em dois estabelecimentos comerciais sediados em Jaguarão.
Durante as buscas, foram apreendidas aproximadamente 340 caixas de cigarros de marcas de origem paraguaia, cuja importação e comercialização são proibidas no território nacional. Também forma apreendidos telefones celulares, que subsidiarão a conclusão das investigações.
A investigação iniciou-se a partir de duas prisões em flagrante ocorridas no mês de dezembro de 2021, na cidade de Jaguarão. Na ocasião, quatro pessoas foram presas transportando cigarros contrabandeados, de origem paraguaia, na BR 116, no sentido Jaguarão-Pelotas.
Com o avanço das investigações, foi constatado que os cigarros apreendidos nessas ocorrências foram adquiridos em um dos estabelecimentos comerciais listados para as buscas na data de hoje.
Os suspeitos são investigados pelos crimes de contrabando e venda ilegal de cigarros contrabandeados, com previsão de pena de reclusão que pode variar entre dois e cinco anos.