A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Nova-esperancense tem artigo publicado em Revista Internacional de Humanidades da Espanha


Por: Alex Fernandes França
Data: 29/06/2023
  • Compartilhar:

Matheus Roberto Breda Teixeira (26) Mestrando em História da Educação pela UEM, submeteu seu artigo intitulado: “o corpo como condutor do homem na obra do Pedagogo Clemente de Alexandria”. A publicação foi feita em 27 de julho de 2023.

Matheus Roberto Breda Teixeira - artigo publicado em Revista Internacional de Granada - Espanha 

O nova-esperancense Matheus Roberto Breda Teixeira, de 26 anos, que está concluindo o Mestrado em História da Educação pela UEM, teve um de seus artigos publicados na renomada Revista de Educação e de Humanidades, Qualis A2, Granada – Espanha.

Matheus é Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Paranavaí). Pesquisador do Laboratório de Estudos Corporais (LEC), vinculado à Universidade Estadual do Paraná. Pesquisador em Transformações Sociais e Pensamento Educacional, vinculado à Universidade Estadual de Maringá. Foi bolsista de Iniciação Científica (Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Além de estar cursando Mestrado em História da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Com o tema o corpo como condutor do homem na obra O Pedagogo de Clemente de Alexandria, o autor tece algumas considerações acerca da História do Corpo. Segundo ele, “as ciências humanas têm colaborado para a construção de uma história do corpo e por meio dela é possível estudar a educação em outros períodos na história. Nós, contemporâneos, estamos habituados a reconhecer que o cérebro, intelecto ou a mente, é quem controla as ações do corpo. Os avanços da ciência moderna, sobretudo, nos estudos relacionados ao cérebro, nos trazem essa impressão e isso reflete, mesmo que de forma imperceptível, no nosso comportamento diário. Entretanto, no passado, a situação foi diferente e em diversas oportunidades, foi o corpo quem controlou as ações dos homens, mulheres e até mesmo das crianças, nas civilizações antigas, modelando também os seus comportamentos diários. É nesta perspectiva que há o interesse em compreender a história do corpo e analisar a maneira como foram educados, utilizando leituras de outros tempos históricos para nos auxiliar com exemplos, a fim de ampliar nossa visão sobre o momento em que estamos inseridos e dos problemas das quais vivenciamos”, explicou.

Matheus Roberto Breda Teixeira está em processo de finalização da sua dissertação, sob o tema: “O cristianismo e a Educação do corpo: um estudo das Cartas de Paulo de Tarso”. 

Leia o artigo completo: Clique aqui

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.