A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Nova Esperança se une, neste sábado, em carreata silenciosa pelo Dia Mundial do Autismo


Por: Alex Fernandes França
Data: 04/04/2024
  • Compartilhar:

Com o tema "Enquanto existir amor não haverá diferenças", a carreata tem como objetivo principal conscientizar a população sobre o TEA, seus desafios e a importância da inclusão social.

Ilustrativa/Freepik

No próximo sábado, dia 6 de abril, a cidade de Nova Esperança se unirá em uma comovente demonstração de solidariedade e conscientização com a 2ª Carreata Silenciosa alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Organizado pelo Grupo de Mães Atípicas de Nova Esperança, o evento visa destacar a importância da compreensão e apoio às pessoas que vivem com Transtornos do Espectro Autista (TEAs).

A concentração para a carreata está marcada para as 10h30 em frente à Prefeitura Municipal, onde todos estão convidados a participar e mostrar seu apoio à causa. Com o lema "Enquanto existir amor não haverá diferenças", a iniciativa pretende sensibilizar a comunidade sobre as necessidades e desafios enfrentados por aqueles com TEAs e suas famílias.

Os TEAs são condições que geralmente aparecem na infância e podem persistir ao longo da vida. Embora variem em gravidade e sintomas, é essencial reconhecer que cada pessoa com autismo é única, com suas próprias habilidades e desafios. Algumas podem viver de forma independente, enquanto outras necessitam de apoio constante ao longo de suas vidas.

Segundo especialistas, intervenções precoces e baseadas em evidências, como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem melhorar significativamente a comunicação e o comportamento social, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas com TEAs e seus cuidadores.

Organizado pelo Grupo de Mães Atípicas de Nova Esperança, o evento visa destacar a importância da compreensão e apoio às pessoas que vivem com Transtornos do Espectro Autista (TEAs) - Foto arquivo/divulgação

Em conversa com a reportagem, Ana Cecília Piala, uma das organizadoras do evento, explicou: “Muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que realmente é o Autismo. Falta muita informação, mas acima de tudo falta respeito e empatia! É preciso ter claro que todos são diferentes e devem ser respeitados, sem rótulos, sem julgamentos enfim, sem preconceitos. O ser humano é singular e isso o torna lindo!  Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos realmente torna "seres humanos únicos" e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro. Estatísticas nos Estados Unidos revelam de cada 36 crianças, uma é autista”.

 

Os sintomas do autismo podem variar amplamente, mas geralmente incluem dificuldades na comunicação e interação social, padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em três grupos principais:

1.  Ausência de contato interpessoal e déficits graves na comunicação: Neste grupo, os indivíduos podem ter dificuldades severas na interação social, dificuldade em aprender a falar e movimentos estereotipados e repetitivos.

2.  Dificuldades na interação social e comunicação: Aqui, os indivíduos podem se mostrar voltados para si mesmos, com dificuldade em estabelecer contato visual e uso limitado da fala para comunicação. Apesar disso, podem ter compreensão comprometida.

3.  Habilidades de linguagem e interação social: Este grupo compreende indivíduos com habilidades de linguagem desenvolvidas e inteligência normal ou acima da média. Apesar de enfrentarem desafios na interação social, podem levar uma vida relativamente próxima do normal.

A Carreata Silenciosa em Nova Esperança busca não apenas aumentar a conscientização sobre o autismo, mas também promover um ambiente de inclusão e aceitação para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. É um convite para toda a comunidade se unir em solidariedade e amor, mostrando que, juntos, podemos construir um mundo mais inclusivo e acolhedor para todos.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.