A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


GMC lança campanha de prevenção de afogamento, engasgo e asfixia


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 30/11/2022
  • Compartilhar:

Batizada de “Primeiro Minuto”, campanha prevê ações educativas e de propagação de informação por meio de rádios, portal de notícias e redes sociais 

Em casos de engasgos e afogamentos, o atendimento no primeiro minuto do ocorrido faz total diferença na chance de sobrevida do paciente (Imagem ilustrativa/Canva)

Reforçando o compromisso com a comunidade de levar informação de relevância, o Grupo Maringá de Comunicação (GMC), por meio do alcance de seus veículos de comunicação Rádio Maringá FM, MIX FM Maringá, CBN Maringá e Portal GMC Online, vai promover a Campanha Primeiro Minuto, com uma série de ações para auxiliar pessoas na prevenção de acidentes em crianças e adultos causadas por afogamento, sufocamento, asfixias e outros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas, segundo dados da agência. Só no Brasil, afogamentos provocam quase 6 mil mortes por ano, sendo crianças e jovens do sexo masculino as principais vítimas. 

O objetivo da campanha é ensinar à população técnicas de primeiros socorros e como agir em caso de emergências, além de promover a conscientização de pais e cuidadores acerca da prevenção desses tipos de acidentes: afogamento em água, engasgo por leite materno, por alimentos ou com brinquedos e asfixia por ambiente fechado ou durante o sono. 

“O Grupo Maringá de Comunicação está sempre presente na vida da comunidade e, entendendo a importância desse assunto para as famílias de Maringá e região, nós decidimos encabeçar essa campanha de conscientização. A nossa meta é salvar pelo menos uma vida. Que as pessoas possam aprender o básico dos primeiros socorros e que elas se sintam dispostas a fazer o curso, ou a treinar alguém dentro da empresa”, diz a head de comunicação do grupo, Jany Lima. 

Em casos de afogamentos totais ou parciais, o atendimento no primeiro minuto do ocorrido faz total diferença na chance de sobrevida do paciente. Quanto mais rápido iniciar o atendimento, menos chance de sequelas e maior probabilidade de sobrevivência – daí a escolha do nome Primeiro Minuto para a campanha. 

“Quanto mais pessoas com conhecimento em primeiros socorros, maiores são as chances de que, quando ocorra um problema clínico, incidente, engasgo, entre outras, tenha no local alguém que tenha sido treinamento e saiba como proceder, auxiliando o paciente até a chegada de uma equipe especializada”, diz o enfermeiro e sargento veterano do Corpo de Bombeiros do Paraná, Ricardo Berwald, gestor operacional da Salvar Urgências Médicas, empresa que é responsável técnica da campanha. 

Ações

Entre as ações da campanha estão entrevistas com especialistas nos veículos de comunicação do GMC, além de boletins com dicas de prevenção na programação. As redes sociais também serão contempladas, com postagem de vídeos com orientações de profissionais do Corpo de Bombeiros e médicos. Materiais impressos com orientações serão distribuídos, e um profissional abordará pessoas nas ruas ensinará como realizar a manobra de heimlich, considerado o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores. 

A campanha Primeiro Minuto também contempla ações em escolas de Maringá e região. A ideia é realizar um bate-papo entre os profissionais de emergência e professores a alunos do ensino médio, para orientá-los nas questões de primeiros socorros em casos de afogamento, sufocamento e engasgo.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.