A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Flores: cultivo que requer cuidado


Por: Alex Fernandes França
Data: 05/10/2021
  • Compartilhar:

As flores abrilhantam o ambiente e dão um colorido especial à sua volta. Os apaixonados pelas plantas vivem encantados por seu cheiro e cores.  Ter um arranjo no interior de casa ou plantadas em um jardim, constituem-se em uma forma prática e atraente de valorização do ambiente que as cerca.  

A planta conhecida popularmente como Beijinho tem como nome científico Impatiens walleriana, pertence ao gênero Angiospermae e a família Balsaminaceae. Uma espécie bastante graciosa de planta que além de muito vigor se caracteriza por conseguir crescer em qualquer lugar.

 

A professora de Geografia Rozeli Perez cultiva várias espécies e dá a dica: “é importante deixá-las em um local que possam receber luminosidade. Costumo visitar viveiros e floriculturas e me encanto com o que encontro. Não precisa ter muito espaço. Embora o terreno de minha casa seja grande, há pouco espaço de terra. Mesmo assim fizemos prateleiras e arranjos sobre as mesas de concreto que ficam na área externa”, explica. 

Ela destaca que cada planta tem seu tempo de vida, mas a maioria delas volta a reproduzir flores em determinadas épocas do ano; “tem um espaço de casa em que foram colocados paver, que são uma espécie de tijolos onde por entre os espaços entre um e outro, escorre água. Flores que plantamos antes da colocação destes, ressurgiram mais de um ano depois. É a força da natureza que se reinventa a cada dia”, salientou.

 “O ideal é conhecer e estudar a espécie que se ter em casa. Saber se precisam de mais ou menos sol. Lírios, Azaleias, Violetas, Hortênsias e Begônias são ótimas para se ter em casa. As chamadas suculentas são bem resistentes ao sol, além é claro, dos cactos, pois acumulam água em seus caules”, destacou a professora.

O cultivo de plantas, além de ser uma terapia, agrega qualidade de vida aos seus adeptos.  Os que possuem horta em casa se previnem dos agrotóxicos, consumindo alimentos em que se sabe a origem e a qualidade no manejo. “Com os cuidados certos, espaços pequenos podem ser preenchidos com vasinhos floridos e perfumados, trazendo a natureza para perto de você”, finalizou. 

Segredinhos das plantas

* Vaso: dê preferência para os que têm furos na parte inferior para poder escoar a água. Os de barro, que são mais porosos, também ajudam a arejar as raízes. Para samambaias, os ideais são os de fibra de coco. Na sacada, onde venta muito, utilize vasos de plástico, que ajudam a reter a água.

* Terra: use a vegetal, que já foi processada e está livre de fungos, bactérias e sementes de ervas daninhas. O produto pode ser encontrado em supermercados e lojas de jardinagem.

* Adubo: tanto os líquidos (que são diluídos na água) quanto as versões em grãos devem ser aplicados a cada três meses, respeitando a quantidade descrita nas embalagens.

* Rega: sempre no período da manhã ou no final da tarde. Nunca regar a planta no período em que o sol está quente. Vale verificar se a terra já está úmida antes de regar a planta novamente. Se estiver, espere mais ou pouco ou reduza a quantidade de água.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.