Desenvolvimento e apoio a projetos sociais pela parceria entre Rotary e Cresol
Mayara Quevedo Bonato

O Cooperativismo de crédito é um movimento que vem crescendo muito nos últimos anos, contribuindo para das acesso a soluções financeiras para milhares de brasileiros. Diferente de outros modelos de negócio, na cooperativa de crédito o cooperado tem participação dos resultados, outro grande diferencial é também a presença cada vez mais forte das cooperativas em ações sociais nas comunidades aonde estão inseridas.
Como parceiro para essa atuação em 2022 a Cresol Pioneira teve ao seu lado um importante parceiros - os clubes de Rotary, instituição conhecida internacionalmente e baseada no servir e na comunidade, permitindo a realização de projetos que desenvolvessem as comunidades locais.
Ao todo foram realizados 5 projetos três deles na região Sudoeste, em Dois Vizinhos e Salto do Lontra, e dois na região Noroeste do Paraná nos municípios de Nova Esperança e Colorado, com investimento de quase 35 mil reais e impactando diretamente mais de 550 pessoas. “Cooperativismo é trabalhar em conjunto, a Cresol e o Rotary já possuem parcerias de longos anos, pois ambas as instruções tem em seu propósito o desenvolvimento das comunidades aonde atuam, em 2022 ampliamos essa parceria possibilitando que os clubes pudessem realizar algum projeto que considerassem importantes.” Destacou o rotariano e diretor superintendente da Cresol Pioneira, Edemar Vodzicki ele disse ainda que essa ação mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.

Os projetos desenvolvidos tiveram como base as ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
O projeto do Rotary Club Dois Vizinhos por exemplo, propôs uma melhoria na área de educação, segundo o presidente, Antônio de Abreu Castanha, promovendo a interação entre educação e tecnologia. “Á informática educacional pode ser considerada uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento da educação como um todo, com a parceria da Cresol beneficiamos duas escolas que dividem espaços e recursos cujos alunos vem de treze comunidades rurais”. Pontuou
Na opinião do gerente da Agência de Colorado, Claudinei Donizete Cabral, a experiência foi positiva “Acompanhei um projeto que buscou beneficiar um lar de idosos através de ações voltadas a a saúde e a qualidade de vida através de oficina e também da compra de uma máquina que permitirá a produção de fraldas geriátricas, mais do que isso as nossas ações devolver para a sociedade esse olhar cooperativo que temos para com as sociedades aonde atuamos”, comentou.
Nas palavras do conselheiro presidente, Geraldo Maziero mais que um modelo de negócios, o cooperativismo busca também transformar o mundo através das oportunidades, essa parceria demonstrou o quando nossa instituição além da solidez do sistema financeiro também está preocupada com o futuro das comunidades locais.