A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


As muitas riquezas de Araucária


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 01/03/2024
  • Compartilhar:

Fotos: Prefeitura de Araucária

Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, Araucária é o que se pode chamar de uma cidade rica, em toda a pluralidade da palavra. Do ponto de vista econômico, o município de pouco mais de 140 mil habitantes é o segundo em arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) no Paraná e se destaca pela agricultura forte e pelo polo industrial consolidado.

A riqueza natural do município ganha formas e cores por meio dos parques naturais e das comunidades rurais que integram uma rota de turismo e servem de palco para diversas festas.

Com quase 130 anos de história e uma grande diversidade trazida pelos imigrantes europeus, principalmente os poloneses, Araucária também é afortunada em termos culturais. Repleta de construções históricas e centros de memória, a cidade chama a atenção pela arquitetura religiosa, por eventos dedicados aos museus e aos livros e pelo esforço permanente de manter vivas as tradições da sua gente.

Portal Polonês

O QUE FAZER

Apreciar a natureza

Com muitos parques e propriedades rurais de potencial turístico, Araucária anualmente realiza uma caminhada na natureza. Sobram opções para quem gosta da beleza e do clima das paisagens verdes.

Programas culturais

O município se destaca pela arquitetura religiosa. Construções como a Capela Nossa Senhora das Dores, a Igreja de São Miguel e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro chamam a atenção pela beleza e requinte. História e memória também recebem atenção especial na cidade. Locais como os museus Tingui Cuera e da Província Sul - dedicado à religião -, o Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres e o Memorial da Imigração Polonesa são atrações imperdíveis para quem quer conhecer mais do passado e do cotidiano de Araucária.

Guajuvira - Igreja Bom Jesus

DICAS

Festas e feiras

Festas e feiras estão presentes no calendário local, com destaque para a comemoração do aniversário da cidade (11/02), a Festa do Pierogue, o Dia Polonês (Dzen Polski) e a Feira da Primavera.

Eventos especiais

Três eventos já se tornaram tradicionais em Araucária: a encenação da Paixão de Cristo do Grupo Lanteri é uma das mais famosas do estado. A Semana dos Museus e a Feira do Livro atraem muitos visitantes e movimentam o município.

Construções históricas

Em um passeio pela cidade, é possível se deparar com construções históricas preservadas, como a Casa do Cavalo Baio.

LUGARES MAIS VISITADOS

Parque Cachoeira

Praça Dr. Vicente Machado

Parque Aquático Acqua Park

Praça da Bíblia

Turismo Rural de Guajuvira

PASSEIOS

Parque Cachoeira

Na ampla área verde do Parque da Cachoeira, os visitantes podem passear na beira do lago e praticar muita atividade física: tem ginásio de esporte, campo de futebol de grama, e pista de caminhada. O local também oferece opções de programas lúdicos e culturais, como museu, artesanato e a Casa das Palavras Brincantes. Não deixe de visitar ainda a Aldeia da Solidariedade.

Turismo Rural Rotas de Guajuvira

O Turismo Rural Rotas de Guajuvira oferece passeio pelas propriedades rurais de agricultura familiar do município. Além de conhecer a beleza da paisagem e respirar o ar puro do campo, os participantes podem comprar flores e produtos coloniais e ainda tomar um delicioso café rural ao fim do trajeto. A atividade é realizada todo sábado, das 13h às 18h, mediante reserva.

Região de São Miguel

Visitar o bairro São Miguel é como mergulhar um pouco na história da Polônia. Após passar pelo Portal Polonês, o passeio continua no Memorial da Imigração Polonesa. Uma parada no Mirante proporciona uma bela vista da Represa de Passaúna. Pra finalizar, tem toda a beleza arquitetônica da Capela de São Miguel.

Praça da Matriz

O principal atrativo da praça central da cidade é o Santuário Nossa Senhora dos Remédios. A região do entorno tem vasto comércio local e opções gastronômicas.

COMO CHEGAR

Com extensa malha viária, o município é cortado pelas rodovias BR-476 (Rodovia do Xisto), BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), BR-277, BR-376, PR-423 e PR-421. Todas são pavimentadas. As federais têm cobrança de pedágio.

Para quem prefere viajar de avião, o aeroporto mais próximo fica em São José dos Pinhais, a 30 km.

De Araucária a Curitiba são apenas 27 km.

ONDE FICAR

A rede hoteleira da cidade é ampla e conta com hotéis, pousadas e flats.

GASTRONOMIA

Quem visita Araucária não pode deixar de provar receitas tradicionais, como broa feita no forno a lenha, linguiça artesanal, pastel de requeijão, pirogue e kuque polonês.

Toda a diversidade gastronômica do município pode ser conferida em restaurantes, churrascaria e pizzarias.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.