Paróquia Sagrado Coração de Jesus completa 69 anos e abre o Ano Jubilar: 70 anos em 2022
No último domingo dia 19 de setembro de 2021 às 19h30 na Igreja Matriz de Nova Esperança-PR celebramos a abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 70 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e começamos a contar essa história com um sentimento enorme de muita alegria e gratidão.
A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Frei Severino Clasen e também contou com a presença de vários outros padres. Na ocasião também foi lançado o ícone do ano jubilar.
A História da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Contam os anais da cidade que o primeiro engenheiro explorador dessas terras, após extenuante caminhada, abrindo picada na mata virgem, chegou aqui, cansado e sedento de água. Pediu auxílio ao Céu. O coração magnânimo de Jesus não tardou em atendê-lo fazendo-lhe logo ouvir o rumor de uma cascatinha. Seus olhos deslumbrados viram a água límpida, espumante como o véu de uma noiva, rolando em cascata.
Agradecendo a Divina Providência, o explorador prometeu construir naquele local uma capelinha dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e cumpriu sua promessa. Anos mais tarde, a Companhia Melhoramentos, desbravando o Norte do Paraná, encontrou no meio da mata, à beira de um picadão, uma pequena capela, coberta de sapé, que intrigava os homens que haviam sido contratados para fazer o levantamento topográfico, na década de 1920. Por esse fato, podemos afirmar que a cidade de Nova Esperança desde antes de sua criação e estruturação já estava entrelaçada à religiosidade.
Com o passar dos anos, a pequena capela, humildemente dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, dá lugar, não apenas à cidade de Nova Esperança, mas também à Paróquia, que recebe oficialmente como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus.
Com o passar dos anos e com aglomeração de homens, mulheres e crianças na região próxima a essa antiga capela, a Igreja começa a tomar forma e estrutura, pois a antiga e pequena capela próxima ao Rio Biguá e no meio da mata nunca teve capacidade e nem função de abrigar fiéis.
O número de fiéis passa a crescer insistentemente, e o galpão torna-se pequeno, e se faz necessário a construção de um local mais apropriado, que tivesse uma estrutura eclesial e que acolhesse a crescente leva de fiéis católicos, que participavam das celebrações.
A primeira igreja foi construída; era de madeira, de dimensões pequenas, 8x6 metros, mas já era suficiente para acolher os fiéis. Essa igreja contava com um pequeno tronco de madeira onde o sino estava fixado, um confessionário e um altar central.
O número de fiéis, contudo, continuou a aumentar, por isso um ano após a emancipação política da cidade de Nova Esperança, a comunidade católica se organiza, através de uma comissão, para a construção de uma nova igreja.
Em 1952 a Paróquia Sagrado Coração de Jesus teve como primeiro pároco o padre José Antonio Roldan. Vários padres passaram por aqui desde então, até o atual Pároco Padre Claudinei Martins Romão e Vigário Paroquial Padre José Antônio Nogueira Pontes.
No ano de 1964, Pe. Ernesto Pretti inicia a construção da nova igreja. Entretanto, como a construção tem início antes do Concílio Vaticano II, que empreendeu profundas e radicais mudanças na liturgia da Igreja, a mesma precisa passar por uma profunda reforma antes de ser finalizada, tudo para atender às novas exigências litúrgicas.
No ano de 1979 foram colocados mármore e granito no piso da igreja, e para ornamentação, um belo painel dourado que fica ao fundo do presbitério.
A década de 70 foi um período de muito trabalho de ornamentação e reformas do templo e a frente de todo esse empreendimento estava o Mons. Berniero Maria Lauria que era o pároco na época. Ele assumiu a paróquia em 1970 e dedicou-se à comunidade por treze anos, até 1983, ano que veio a falecer.
Ao longo dos anos 90, até os dias de hoje, muitos padres passaram por nossa paróquia, até que em 04 de fevereiro de 2015 chega o então Diácono, posterior Vigário Paroquial e atual Padre Claudinei Martins Romão que, em 04 de fevereiro de 2017 toma posse como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, nomeação que perdura até os dias atuais, sendo o governo paroquial auxiliado por 04 (quatro) conselhos paroquiais leigos:
- Conselho Pastoral Paroquial (CPP);
- Conselho de Assuntos Econômico Paroquial (CAE)
- Conselho Pastoral das Comunidades (CPC);
- Conselho de Assuntos Econômicos das Comunidades (CAEC).
A Paróquia se encontra dividida em 30 (trinta) Setores Urbanos e é composta por diversas Pastorais, Movimentos, Equipes de Serviço, Acampamentos, Congregações e Associações.
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus está dividida ainda em 22 comunidades e duas capelas em propriedades particulares
Ø Capela Nossa Senhora Rainha;
Ø Capela São Francisco de Assis.
No ano de 2015 a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e diversas comunidades sofreram drasticamente com um grande temporal de granizo, atingindo a paróquia em sua Igreja Matriz e várias capelas que tiveram que passar, assim, por profundas reformas.
Do ano de 2017 até 2020 foram reformadas 08 capelas. Em 2019, depois de muitos anos de espera, aconteceu a tão sonhada reforma geral da Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, graças ao apoio e ajuda de cada paroquiano, culminando com a exuberante beleza, espiritualidade e conforto que todos nós e aqueles que por aqui passam ou desejam fazer suas orações constatam.
Segundo o Padre Claudinei Martins Romão “assim, temos a alegria de apresentar nossa amada Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que neste ano de 2021 nos dá a alegria de iniciarmos as comemorações do seu ano jubilar. Rumemos com entusiasmo aos 70 anos de uma linda caminhada de muitas lutas, conquistas e vitórias a serem celebrados oficialmente em 19 de setembro de 2022, sempre trazendo nossos corações unidos ao Sagrado Coração de Jesus, repletos de uma sempre Nova Esperança, para que, atendendo aos anseios do Papa Francisco e de nosso arcebispo Metropolitano, sejamos sempre uma Igreja viva e aberta, disposta a acolher e cuidar”, disse.
Parabéns, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, seus paroquianos e, em especial, suas comunidades, evangelizando e anunciando a todos o Sagrado Coração de Jesus, local de descanso, acolhida, cuidado e amor, moradia e abrigo a todos os irmãos, membros da família Povo de Deus!