A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


É melhor prevenir do que remediar!


Por: Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias
Data: 21/06/2019
  • Compartilhar:

É quando uma pessoa, antes de acontecer algum desastre, conserta ou constrói algo, muito bem feito.

Durante os check-ups de rotina, é muito comum que a saúde bucal seja negligenciada. Fazemos exames de sangue, de urina, vamos ao ginecologista ou ao cardiologista com uma regularidade pontual. Mas quando chega o momento de agendar a ida ao dentista, é comum surgir o questionamento: pra quê?

Muitas pessoas entendem a consulta ao dentista como necessária somente diante de problemas já existentes como dores de dente, erupções nos lábios, necessidade de extrações ou implantes, correções ortodônticas, problemas com hálito ou secreções, surgimento de alergias do trato bucal, entre outros. Mas a verdade é que o cuidado com nossos dentes e boca deve ser constante, com acompanhamento profissional regular, assim como se faz com todas as outras áreas da saúde.

PREVENIR PROBLEMAS BUCAIS!

Talvez este seja o principal motivo para ir ao odontologista com frequência – por que ir poucas vezes ao dentista para tratar problemas se, indo em consultas regulares, é possível evitar que estes problemas cheguem até você? Os dentes, lábios, gengivas, bochechas e língua são muito vulneráveis à ação de bactérias, vírus e fungos, que podem desencadear infecções causadoras de grandes desconfortos. Todas as principais enfermidades do trato bucal podem ser evitadas através do acompanhamento preventivo: desde os problemas mais simples – como herpes, aftas e gengivites – até os mais graves, envolvendo extrações ou tratamentos de canal. Consultar o dentista hoje significa tranquilidade e saúde no amanhã. Para quem acha que o dentista é capaz de prevenir somente doenças do trato bucal está muito enganado. 

Você sabia que... a saúde da boca reflete diretamente na qualidade da saúde do corpo todo? Começando pela saúde cardíaca: existem bactérias do tártaro dental capazes de atacar o coração, provocando o quadro de endocardite bacteriana – uma séria infecção cardiológica causada pela proliferação de bactérias que habitam a boca e são nocivas ao organismo. Outras grandes complicações podem estar relacionadas à mastigação: problemas ao mastigar podem ser responsáveis por dores de ouvido agudas, e até por quadros de sinusite; também podem comprometer os estágios iniciais da digestão, causando azias, refluxos e outros distúrbios gastrointestinais; podem, ainda, provocar o surgimento de bruxismo, artrite e disfunção de algumas articulações faciais. 

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

 

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias atende na Policlínica Lavi, em Nova Esperança

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.