A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


CÁRIES: FREQUÊNCIA DE CONSUMO DE DOCES É MAIS PREJUDICIAL DO QUE QUANTIDADE INGERIDA UMA ÚNICA VEZ. ENTENDA!


Por: Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias
Data: 21/07/2020
  • Compartilhar:

Quem já não almoça pensando na sobremesa? Para os amantes de doces, tenho um alerta! Consumir doces várias vezes ao dia é muito mais prejudicial a saúde bucal, do que por exemplo comer um pacote de balas de uma só vez!

Para explicar, é preciso primeiro entender de que forma o açúcar contribui para o aparecimento de cáries. Os microrganismos que vivem em nossas bocas, as bactérias, fixam-se aos dentes formando uma camada muito fina chamada de placa bacteriana. A placa bacteriana alimenta-se principalmente do açúcar que ingerimos com os alimentos, principais causadores de cáries nos dentes são os carboidratos refinados, como por exemplo, o pão branco, doces e bebidas adoçadas. Quando não é removida periodicamente, desenvolve-se bastante. Como resultado da metabolização (digestão) do açúcar, a placa bacteriana produz ácidos que vão destruindo os dentes, num processo bastante lento. 

 

O CONSUMO FREQUENTE DE DOCES É MAIS PREJUDICIAL PARA A SAÚDE BUCAL:

Uma pessoa que ingere uma grande quantidade de doces de uma vez só terá tudo metabolizado de imediato. Mesmo recebendo esse “caminhão de doces”, as bactérias metabolizam e nada mais. No entanto, o consumo de doces ao longo do dia é mais prejudicial, pois toda vez que ingerir doces, vamos ter uma alteração no Ph da boca, e essas bactérias então vão metabolizar esse alimento, produzindo ácido lático desmineralizando o esmalte do dente.

Então, adeus doces?

Respire aliviado porque para fins de saúde bucal não é necessário que você pare de consumir doces de uma vez. No entanto, é recomendável, como uma atitude prudente, diminuir a ingestão desse tipo de alimento.

Como posso ajudar a evitar a cárie?

• Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.

• Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.

• Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.

• Utilize produtos de higiene dental que contenham flúor, incluindo o creme dental e o enxaguatório.

• Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.