A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Tribunal elabora diagnóstico dos serviços de água e esgoto nos municípios do Paraná


Por: Assessoria do TCE/PR
Data: 14/02/2022
  • Compartilhar:

O Tribunal de Contas do Estado elaborou um diagnóstico dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos 399 municípios paranaenses. Clique aqui para acessar o Panorama do Saneamento, que está disponível no portal do TCE-PR na internet. Em mapas e tabelas de fácil consulta e entendimento, são apresentados os índices de atendimento da população de cada município nesses dois serviços essenciais, entre outras informações.

O painel é resultado de Levantamento realizado pela Coordenadoria de Auditorias (CAUD), na execução do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2021 do TCE-PR. Os dados foram coletados no Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), ferramenta do governo federal que recebe, anualmente, dados dos municípios e dos prestadores de serviços de saneamento básico de todo o país.

O painel possui informações do período entre 2015 e 2020, permitindo que os jurisdicionados acompanhem a evolução dos principais indicadores relacionadas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) atua em 344 municípios do Estado. Em 39, esses serviços são prestados por autarquias municipais; em outros 14 pela própria administração pública direta e, em dois, por delegação: Barracão (Casan) e Paranaguá (Paranaguá Saneamento).

 "O objetivo desse trabalho é contribuir para o cumprimento das determinações do Marco Legal do Saneamento, instituído pela Lei Federal nº 14.026/2020, que trouxe desafios complexos à administração pública, sobretudo na esfera municipal", afirma o auditor de controle externo Gustavo Ribeiro Dortas, gerente do Projeto PAF 2021 Saneamento.

"O Tribunal de Contas está ciente das dificuldades e incertezas advindas da transição para um novo regime de execução dos serviços de saneamento e, com esse trabalho, exerce suas funções de fiscalização e indução do aprimoramento da gestão púbica", avalia o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Cláudio Henrique de Castro.

O Relatório de Levantamento elaborado pela CAUD foi convertido no processo de Homologação de Recomendações nº 720097/21, processo que será apreciado em breve pelo Tribunal Pleno. O relator é o presidente da Corte de Contas, conselheiro Fabio Camargo. No documento da CAUD estão compiladas recomendações às 399 prefeituras, para que adotem de melhorias na gestão do saneamento.

 

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.