Carta aberta para a população de Nova Esperança
Nova Esperança, 30 de setembro de 2024
Venho por meio desta carta escrever sobre a importância do trânsito em nossa cidade, a importância de manter a calma porque quando ela é perdida, tudo desanda. Pense antes de tomar uma atitude imprudente, pois você se prejudica e atrapalha os outros, podendo causar acidentes, estragos e até a morte.
Todos fazemos parte do trânsito, desde os pedestres, ciclistas, motoqueiros até motoristas (carros, ônibus e caminhões) e agora a nova “moda” patinetes elétricos e todos devem estar cientes das leis e perigos. Viver em sociedade é praticar a cidadania, por isso, tenha mais paciência com o próximo, principalmente no trânsito, para evitar acidentes e possíveis mortes.
Precisamos ter mais consciência de nossas atitudes, ainda mais se elas afetam o próximo.
Muitos acidentes ocorrem em ônibus e muitas vezes pela própria falta de noção do indivíduo que utiliza desse meio de transporte, digo isso, pois sou estudante e faço uso para ir estudar e voltar para casa. É importante saber as regras de segurança para não se machucar, não se colocar em risco. Algumas das atitudes que devemos ter ao utilizar esse coletivo são se manter sentado durante o trajeto, subir e descer as escadas com cuidado, não colocar partes do corpo para fora da janela enquanto o ônibus estiver em movimento como braços, cabeça... Muitos adolescentes não sabem do risco que correm ao se portar de maneira adversa a essas mencionadas.
Tenhamos cuidado com nossas vidas, pensemos mais nas consequências de nossos atos para que possamos ter um trânsito mais seguro
Atenciosamente,
Luana Dosso (aluna do 9º C Escola Estadual Cônego)